A loteria dos tons

A loteria dos tons

Algumas marcas conseguem manter uma certa constância nos tons de seus produtos para a pele. Por exemplo, em se tratando da Lancôme, eu sei que a cor beige albatre, que costuma ser a mais clara disponível em várias bases da marca, fica bem amarela em mim, não dá certo. No caso da Bourjois, seja que base for, a cor terminada em 1  fica perfeita, compro de olhos fechados.

Já no caso da MAC, qualquer um que já se aventurou pelas diversas fórmulas e produtos da marca sabe que cada produto é uma sentença. Seu tom pode ser NC20 para um produto em pó e NC15 para um líquido e até mudar pra NW se for um corretivo. É na base do achômetro mesmo. Em geral eu sou NC20 na MAC, comprei a base Select e a Studio Fix líquida online, confiando piamente e … claro que nenhuma das duas ficou boa! Ficaram muito amarelas e além disso o tom é bem diferente entre as duas bases. Sorte que uma amiga que é um tom a mais  que eu resolveu ficar com as duas! Acabei comprando a Studio Fix em NC15 posteriormente. Vejamos o comparativo

Nas pontas, as bases Studio Fix com os respectivos tons e no meio a Select. Notem que os tons destoam bastante entre si, sendo que a diferença para a Studio Fix NC15 numa ponta e NC 20 na outra é enorme, teoricamente um tom vem logo após o outro.

Com as tonalidades na pele dá pra ver bem como são discrepantes né? Por isso que é importante testar sempre ao vivo. E isso não é exclusividade da MAC, claro. Mas se for encomendar com alguém, faça um esforço e vá à  loja checar antes para evitar decepção. Se não tiver loja na sua cidade, acho que a melhor solução é procurar muito na internet gente que tenha o mesmo tom de pele que o seu e tentar acertar. No orkut tem várias comunidades legais pra isso, a “make up addicted” tem muita gente disposta a ajudar.

E vocês? Sabem de alguma marca que é constante? Ou alguma que não é?

**Minha experiência também me diz que a Armani, Givenchy, Max Factor e YSL costumam ser bem confiáveis e mantém os tons constantes dentro da sua linha de produtos.

Share

O Stash é editado por Adriana Nunan, especialista em cosméticos de luxo, com mais de 10 anos de experiência em blogs de varejo. Psicóloga clínica e consumidora exigente, Adriana oferece uma perspectiva abrangente dos benefícios – objetivos e subjetivos – dos produtos avaliados.

Recommended Posts

Comments

  1. Sou louca para testar a fix da MAC, mas fico perdidinha. O meu pó arrisquei comprar foi o NC 25, mas dizem que isso não quer dizer que fluida tb será. O mau humor das vendedoras das lojas da MAC desanimam qualquer um de ir lá.

    Amo a Dior mas a cor 20 (mais clara aqui no Brasil) fica meio amarela, sei lá. Ainda não encontrei uma base líquida que realmente goste.

    A queridinha é uma compacta da Shiseido Hydro Liquid compact Foundation. Que é uma base compacta que dá um acabamento seco ótimo. Fica sequinha durante um bom tempo no rosto (morando no Rio isso é ótimo!).

  2. Eu usava a Photogenic e agora a Teint Miracle, Lys Rosé, e dá tudo certo.

    • Pois é, a Lancôme é bem constante nos tons, se lançarem uma base amanhã, sabendo o seu tom, você pode comprar sem testar porque eles mantém os tons bem fiéis!

  3. Eu já desisti de me acertar com tons da MAC.
    Nunca consegui comprar uma base e hj nem tento mais

  4. Também desisti das bases da MAC. A que estou usando mais atualmente é a Even Better da Clinique, que é maravilhosa para a minha pele.

  5. Eu não gosto das bases da MAC. Não gosto das cores e da textura. Muitos blogs elegem a Face&Body como uma das melhores, mas a acho tão grudenta.

  6. Isabella Rabello Says: janeiro 5, 2011 at 12:59 pm

    Isso é horrível, né? Se tem uma tabela de nomes (ou
    numeração), porque não segui-la? Isso atrapalha demais a vida de
    quem compra, pq não é toda hora que temos tempo pra ficar horas
    numa loja experimentando pra ver qual vai dar certo – e fora que,
    se fosse um padrão correto, aumentaria as vendas online, cujo custo
    é bem menor para as empresas que manter loja física. Vai entender
    porque ainda não pensaram nessa relação…

  7. Fernanda,

    A numeração da Dior aqui começa em 20, mas acho amarela, sei lá. Mas acho que a 10 ficaria muito clara em mim. Sou bem branquinha, mas vc é um pouco mais. Até mesmo por causa do tipo físico. Sou aquela branca do cabelo e olho escuro, sabe? Meio branca de neve. Ainda vou encontrar uma base líquida para mim, juro! É questão de honra.

    Beijos

  8. Eu, da MAC, usei somente bases compactas até hoje, a Fix e a Tech (esta, compacta cremosa, a fix seca). Gosto mais da Fix e até que o tom (NC40) que a vendedora indicou pra mim de cara deu certo. Só que, quando fui comprar a segunda, fora do Brasil, a vendedora me sugeriu que outro tom ficaria mais exato. Aceitei experimentar e concordei com ela. Hoje uso a C4 da fix compacta e adoro. Certinho pra mim. Mas, a julgar pelo que vocês disseram, isso não me ajudaria na hora de escolher a cor da fix fluida ou da select se não tivesse como experimentar. Isso é muito chato sim. Os códigos deveriam corresponder sempre às mesmas cores. Muito sem sentido essa variação…
    Na Dior, oscilo entre 030 (Forever, por exemplo, de que não gosto) ou 200. A 020 também dá certo – na Nude, por exemplo. Posso usar sem problema. Se for usar uma 300 fica horrível em mim, escura e amarelada demais.

  9. As cores da mac são uma piada, eu chego a ficar c preguica de achar a “minha cor” pque sei q sera A saga. Nem os vendedores se entendem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *