Protetores Solares Físicos

12 de agosto de 2011 • Proteção Solar • Views: 2110

Este post foi escrito pelo Pedro, nosso Convidado Especial e publicado pela primeira vez em Setembro de 2010.  O Pedro atualizou o post acrescentando alguns produtos novos e por conta do novo conteúdo resolvemos republicá-lo.

 Protetores Solares Físicos

 Protetores solares podem ser formulados com duas “categorias” de substâncias:

 – substâncias orgânicas: costumam ser chamadas de “filtros químicos”. Há dezenas de “filtros químicos”. Alguns exemplos: avobenzone, benzophenone-3, octyl metoxicinnamate, octocrylene.

- substâncias inorgânicas: costumam ser chamadas de “filtros físicos” ou “minerais”. Há dois principais exemplos: dióxido de titânio (TiO2) e óxido de zinco (ZnO).

 De acordo com o FDA, o óxido de zinco é mais eficiente contra os raios UV-A do que o dióxido de titânio, embora ambos sejam considerados relativamente bons tanto contra os UV-A quanto contra os UV-B:

 Os protetores solares disponíveis no mercado costumam ser uma mistura de “filtros físicos” e “químicos” ou costumam conter apenas filtros químicos. Porém, de acordo com os dermatologistas, algumas pessoas – como eu – apresentam alguma irritação ou até alergia a diversos “filtros químicos” . A alternativa para estas pessoas costuma ser os protetores solares que são feitos apenas com protetores físicos (lembro: também chamados de inorgânicos ou minerais).

 O problema é que a maioria dos protetores solares físicos costuma deixar a pele com um resíduo esbranquiçado (“white-cast”) bastante bizarro. Atualmente, no entanto, foram lançados no mercado vários protetores solares que, embora contenham apenas protetores físicos na fórmula, são transparentes ou praticamente transparentes em uma boa parte de cores de pele. Isso foi possível principalmente porque os cientistas conseguiram reduzir o tamanho das partículas de dióxido de titânio e óxido de zinco a um tamanho muito pequeno. Quanto menor é o tamanho das partículas de dióxido de titânio e/ou óxido de zinco usadas, menor é o resíduo esbranquiçado que o protetor solar deixará na pele. Na foto abaixo foram testados formulações com tamanhos diferentes de partículas de protetores físicos. Da esquerda para a direita, o tamanho das partículas de “filtros físicos” usadas nas formulação diminui gradativamente:

 Protetores que já usei e não deixaram resíduos brancos em mim

Um dos protetores 100% físicos do qual gosto bastante é o Clarins ClarinsMen UV Protection Oil Free SPF 40 UVA-UVB PA +++. (ver imagem abaixo, a esquerda). Na minha pele tem toque seco e não deixa qualquer resíduo esbranquiçado.

 A Clarins também oferece o UV Plus HP Day Screen High Protection SPF 40, como a fórmula desse produto é parecida com a fórmula do produto citado acima, suponho que o resultado de ambos seja similar (Ver imagem abaixo, a direita)

Um outro protetor solar feito exclusivamente com “filtros físicos” que está me agradando muito é o NIA24 Sun Damage Prevention Mineral Sunscreen SPF 30. Não é vendido no Brasil, mas pode ser comprado pela Internet. Além de ser um protetor solar, o produto promete vários outros benefícios.

O Sun Damage Prevention Mineral Sunscreen SPF 30 é um protetor solar em creme (mas livre de óleo) que contém dióxido de titânio e óxido de zinco, portanto oferece proteção “completa” contra os UV-A e UV-B. Não deixa resíduo esbranquiçado na minha pele – salvo se eu aplicar uma cama muito grossa -, tem textura matificante (pelo menos em mim o “toque” dele é bastante seco) e cheiro agradável. Para ler um artigo muito interessante sobre este produto, clique aqui.



Nota da Daniele: O Pedro me pediu o “grande” favor de experimentar um   protetor físico da Dermatus, o  Photoplus Natural FPS32-Fotoprotetor Tonalizante, foi um sacrifício e tanto, gente! Adoro testar filtros solares ! (risos) Explicando: ainda não encontrei o protetor perfeito para minha necessidade. Enfim, além de testar na loja consegui amostras para nós 2 e as nossas impressões foram boas. Textura ótima, o tonalizante (cor de base) se adapta bem a diferentes tons de pele e não deixou a pele oleosa. Mas o Pedro teve um probleminha, acumulou um pouco na barba, mesmo quando acabou de ter sido feita. E apesar do protetor não ter ficado com cor de base, ele preferia que fosse incolor (homens!!) e não pretende comprar por essa razão.

Nivea Protect Mild Milk Sunscreen SPF 50+ PA +++

Este protetor é vendido no Japão (acalmem-se, já aviso onde comprar aqui mesmo pelo Brasil). Os protetores da Nivea vendidos no Japão são completamente diferentes dos vendidos no ocidente. Lá, eles não têm textura oleosa nem cheiro forte.  Na verdade, os protetores japoneses da Nivea nem são feitos pela Nivea em si, mas por outra empresa: a Kao Corporation(http://www.kao.com/jp/en/corp/)

Descrevendo especificamente o Nivea Mild Milk, vale dizer que ele tem textura de leite (como o nome já indica, óbvio), não deixa resíduos brancos em mim, espalha incrivelmente bem e tem toque bastante agradável (não oleoso e não pegajoso). Além disso, promete hidratar. E não contém perfumes, corantes e álcool.

Onde comprar:

Mihoko Shop (quem é do Brasil tem que mandar um e-mail antes para que eles calculem o frete) http://www.mihokoshop.com/

Amazon (a Amazon não entrega cosméticos no Brasil, mas como o Stash tem muitos leitores que vivem em outros países, não custa avisar).

Shiseido Anessa Mild Face Sunscreen SPF 46 PA +++

Na minha opinião, o Anessa Mild Face Sunscreen SPF 46 PA +++  é o protetor 100% físico mais fantástico de todos os tempos. A textura dele é bem fluida, espalha facilmente. O produto não tem toque oleoso e não costuma deixar resíduos brancos.

Mais opiniões sobre ele e fotos da textura vocês encontram em blogs, no site Makeupalley etc.

Fácil de ser comprado pela Internet. Exemplos:

www.ichibankao.com (sou fã dessa loja, tenho exrema confiança na Ichibankao);

www.cosme-de.com

Ebay em geral;

Produtos feitos exclusivamente com protetores físicos que ainda não usei, mas que várias pessoas comentam que não deixam resíduos brancos (ou praticamente não deixam):

L’Occitane Almond Apple Velvet Face Fluid SPF40
L’Occitane Imortelle Very Precious Fluid SPF 40

 

Protetores solares 100% físicos que já usei, mas que infelizmente deixaram a minha pele bastante esbranquiçada, parecendo a segunda ou até a terceira faixa da direita para a esquerda (refiro-me à primeira foto deste post, a foto onde foram testadas fórmulas com diferentes tamanhos de partículas de protetores solares físicos):

* SkinCeuticals Physical UV Defense SPF 30;

*Skinceuticals Sheer Physical UV Defense SPF 50 (não é todo mundo que acha que ele deixe resíduos brancos);

* RoC Minesol Mineral FPS 40;

* Protetores físicos da Avène em geral.

Lembro que o resultado na pele de uma outra pessoa pode ser bem diferente do resultado obtido na minha pele.

O Dr. Jeffrey Benabio, dermatologista americano e autor do excelente blog chamado TheDermBlog, comentou em um post que está recomendando aos seus pacientes que têm pele sensível um protetor solar chamado Peter Thomas Roth Instant Mineral Powder Sunscreen SPF 30. Esse produto é feito apenas com protetores físicos.
Para ler os comentários do Dr. Benabio sobre o protetor solar citado por ele, clique aqui.

Existe bastante controvérsia a protetores solares em forma de pó. Em teoria eles protegeriam tanto quanto os protetores tradicionais, mas por serem em pó, as pessoas tendem a aplicar uma camada mais fina, o que compromete a proteção oferecida pelo produto.

De qualquer forma, para quem não consegue usar outros protetores solares, os protetores em pó talvez sejam melhores do que nada. Portanto, além da Peter Thomas Roth, é interessante saber que outros marcas também oferecem protetores em pó. A Colorscience, por exemplo, tem o Sunforgettable Mineral Powder Sun Protection SPF 30:

 

 E a Bare Escentuals dispõe o Bare Minerals SPF 30 Natural Sunscreen:

 

Mais algumas informações interessantes sobre “filtros físicos”:

- Em um artigo disponível no site da Sociedade Brasileira de Pediatria, sugere-se que crianças usem protetores físicos: http://www.sbp.com.br/img/documentos/doc_protecao_solar.pdf

(Lembro que no rótulo de todos os protetores solares há um aviso afirmando que protetores solares não devem ser aplicados em crianças com menos de seis meses de idade, salvo sob recomendação médica);

- Os óxidos de ferro, que são corantes usados para fazer maquiagens, também podem funcionar como protetores físicos (embora oficialmente não sejam considerados protetores solares);

- Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, um dermatologista lembra que os únicos protetores capazes de proteger contra a luz visível (caso da luz emitida pelas telas de computadores) são os físicos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u576400.shtml ;

Alguns dermatologistas, como a Dra. Leslie Baumann, sugerem que mulheres grávidas troquem os “filtros químicos” pelos físicos: http://health.yahoo.net/experts/skintype/skin-care-tips-pregnancy

A Dra. Cynthia Bailey, dermatologista americana, diz que, na opinião dela, o protetor ideal deveria ter óxido de zinco: http://www.drbaileyskincare.com/blog/how-to-pick-the-best-sunscreen/

Sobre a segurança de protetores físicos com “nanopartículas”: certos grupos estão fazendo um grande “estardalhaço” na Internet, principalmente em sites americanos, sobre os supostos riscos que os protetores físicos com “nanopartículas” poderiam oferecer. (ONGS americanas especializadas em divulgar pseudociências costumam falar que eles podem alterar o DNA das células, causando câncer; podem destruir o planeta e por aí vai).

No entanto, em 2009 o Governo Australiano fez uma revisão dos estudos existentes até então e chegou a conclusão de que eles são seguros: http://www.tga.gov.au/pdf/review-sunscreens-060220.pdf

Mais recentemente, o FDA, orgão do governo americano que regula protetores solares,  também fez estudos e chegou a mesma conclusão; ou seja, que estas “nanopartículas” usadas em muitos protetores físicos são seguras:

http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/FDA-monograph-opens-door-for-formulators-to-exploit-inorganic-filters

Por fim, se alguém quiser ler a opinião de um toxicologista sobre estas ONGS e sobre estes protetores, aqui está: http://scienceblogs.com/angrytoxicologist/2007/08/friends_of_earth_no_friends_of_science.php

Protetores Solares QUASE 100% Físicos

 Há alguns anos foram lançados por marcas japonesas famosas, como Shiseido e Sofina, protetores solares que reunem “filtros físicos” e apenas um “filtro químico”: o octyl metoxicinnamate.  Esses protetores solares costumam oferecer proteção tão alta e texturas tão boas, mas tão boas (tendem a ser muito matificantes), que várias marcas ocidentais, como Chanel e Laura Mercier, resolveram lançar produtos semelhantes.

 São protetores líquidos, à base de silicones e, como já escrevi, costumam matificar bastante a pele e não deixar resíduos esbranquiçados. Alguns exemplos:

Chanel Multi-Protection Daily UV Care SPF 50/PA +++
(o stash falou dele aqui)

 

Laura Mercier Flawless Skin Daily Face Shield SPF 40

 

Shiseido Extra Smooth Sun Protection Lotion SPF 38 PA++

 

Bioré UV Perfect Face Milk SPF 50+ PA +++

Bioré é outra marca da japonesa Kao (já comentada anteriormente, no páragrafo em que falo sobre o protetor da Nivea). Já experimentei praticamente tudo o que existe no mundo em se tratando de protetor solar (e isso não é figura de linguagem hehe); e o protetor solar em questão  foi o mais matificante que experimentei. Ele é mais matificante do que muitos matificantes; e para efeito de comparação, o Minesol O.C FPS 30, que aqui no Brasil é referência em matificação, parece uma graxa perto dele. Quanto mais tu reaplicas, mais a pele fica matificada. Não é incrível?! Nem vou comentar muito porque o Fernando Goober já fez uma resenha bem detalhada sobre o produto, aqui: http://belezaesaude.dae.com.br/biore-uv-perfect-spf-50/

Quem quiser comprar, pode procurar nos sites www.bobodave.com www.ichibankao.com e muitos outros.

Sofina Alblanc Medicated UV Protect Emulsion SPF 50+ PA+++

A proposta da linha Alblanc é combater manchas, promover a hidratação, entre outros. É muito difícil não gostar das texturas dos protetores da linha Alblanc. Na verdade, até hoje não conheci ninguém que não tenha ficado “deslumbrado” por eles. As texturas do produto vão de I a IV, sendo a I a mais matificante de todas e IV a menos matificante.

Uma nota sobre o termo “medicated” no nome: não há medicamento no produto. É que no Japão existe uma categoria de produtos chamada “quasi-drug”, que equivaleria aos chamados “dermocosméticos” ou “cosmecêuticos” no ocidente. A diferença é que no ocidente existe apenas cosmético e medicamento. Não existe, oficialmente, meio termo entre os dois. “Dermocosmético” ou “cosmecêutico” não é um termo regulado aqui e repito: não existe oficialmente. Qualquer empresa de cosméticos ocidental pode vender o que quiser (exemplo: água) e chamar seu produto de “dermocosmético” ou “cosmecêutico”. No Japão, porém, isto é regulado. E quando uma empresa de cosméticos usa algum ingrediente com eficácia evidenciada por estudos (no caso do produto em questão, um extrato específico de camomila que promete combater manchas), o Ministério da Saúde Japonês caracteriza o produto como “quasi-drug”.

É um protetor caro, custa por volta de 60 dólares para apenas 30 ml, mas pessoalmente pago qualquer preço pela maioria dos produtos da Sofina. Pode ser encontrado na Bobodave (inclusive amostras).

Sofina Beauté Day Protector SPF 50+ PA+++ (Fresh)

Sofina é mais uma marca da Kao. O Day Protector SPF 50+ PA +++ (Fresh) tem um marketing voltado para pessoas entre 30 e 40 anos e que queiram rejuvenescer a pele. Promete hidratar e, como de praxe em se tratando de protetores japoneses, é altamente matificante. Não é tão matificante quanto o protetor da Bioré, mas é mais matificante do que qualquer protetor encontrado no ocidente com FPS similar. Como sempre, pode ser encontrado na Ichibankao, Bobodave, Ebay etc. Também existe na versão moist, que seria  menos matificante.

Update:  Quando escrevi sobre o produto não havia muitas resenhas sobre ele. Agora, posso dizer que a textura do produto é polêmica. Algumas pessoas comentam que ele não oferece sensação oleosa. Outras, como um amigo, que ele chega a proporcionar uma sensação ainda mais oleosa que a do Minesol O.C. Na dúvida, quem quer muita matificação e não está disposta a “arriscar”, pode ficar, por exemplo, com o Bioré Perfect UV Face Milk SPF 50+ PA+++

Sofina Jenne Day Protector SPF 50+ PA +++

É o protetor que mais uso atualmente. Apesar da textura matificante, que mantém a minha pele livre de brilho praticamente o dia inteiro, hidrata (e muito bem). O marketing do produto é voltado para pessoas de 20 a 30 anos. Assim como os outros protetores da Sofina, podem ser comprados nas diversas lojas já citadas.

P.s: os dois últimos protetores da Sofina, na verdade, além do óxido de zinco (protetor físico), tem dois “filtros químicos”, mas a quantidade deles é baixa. E citei apenas alguns deles. Se eu fosse citar todos os protetores japoneses incríveis, este artigo não teria fim. Porque, gente, não tem como comparar um protetor ocidental com um japonês. Para quem busca produtos com toque seco e que ofereçam alta proteção, a textura dos protetores japoneses é surpreendentmenete superior.

Voltando a comentar sobre protetores 100% físicos, a Johnson & Johnson lançou o Bloqueador Solar FPS 40 Johnson’s Baby.

Nota da Adriana: eu comprei esse protetor da Johnson´s para mim e para o meu filho (no momento com 6 meses) e achei a cosmética dele bastante ruim. Ele é muito espesso, pegajoso, e difícil de espalhar. Deixa um aspecto esbranquiçado forte e eu sou muito branca. Para tirar foi outro problema, porque parece que ele gruda na pele. Tive que lavar umas 3 vezes e esfregar para tirar o produto. A vantagem que eu vejo nele é justamente essa porque crianças não gostam de reaplicar protetor solar e esse não sai fácil na água. O meu filho é muito branco, então nele o white cast não fica tão evidente, mas se o seu bebê for mais bronzeado recomendo procurar outro protetor.

A PuraInova, uma marca nacional recém criada, lançou um protetor solar 100% físico livre de corantes e perfume. Chama-se Acquasensive, Creme Bloqueador Solar FPS 30. Ainda não experimentei, mas uma amiga já; e ela falou que ele matifica a pele. Faz sentido que ela tenha dito que o produto é matificante, uma vez que sua base é composta por silicones e silica, o que proporciona um toque seco. Parece que há várias farmácias que oferecem amostra do produto.

 Soube que a Avène está vendendo há mais ou menos um ano e meio no Brasil um pó compacto FPS 50, feito exclusivamente com protetores minerais (dióxido de titânio e óxido de zinco). Não entendo nada de maquiagem, mas o produto também promete funcionar como uma base. Chama-se Compact Teinté Très Haute Protection SPF 50.

A Kinerase, marca que infelizmente não está mais sendo vendida no Brasil (mas é facilmente encontrada nas Sephoras dos Estados Unidos), lançou um protetor FPS 50 100% físico. Chama-se PhotoFacials Sun Damage Reversal System Day Moisturizer SPF 50. O produto tem mais de 20% de protetores físicos em sua formulação, portanto oferece uma proteção excelente. A proposta é que ele seja “um passo” da linha PhotoFacials, que se propõe a reverter os danos provocados pelo sol, principalmente manchas; mas é evidente que pode ser usado sozinho, sem os outros produtos da linha PhotoFacials. Ainda não usei, mas quem usou costuma comentar que ele tem uma textura relativamente agradável – embora seja difícil de espalhar – e deixa a pele levemente esbranquiçada durante algum tempo após a aplicação.


Fontes: Informações e fotos – sbp.com.br / jnjbrasil.com.br / pg.com / Strawberrynet / Macys / L’Occitane / Amazon /Kobo Products Inc / sacks /sephora

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

349 Responses to Protetores Solares Físicos

  1. Carine disse:

    Post perfeito, Pedro!
    Fiquei esbranquiçada só uma vez com o Sofina: qdo usei por cima do Azelan. Não experimentei usar o Azelan + outro filtro pq comecei a utilizá-lo recentemente.
    Bjos.

    • Fabiana disse:

      Oi Pedro… ja vi posts seu em varios blogs… mas nunca te ouvi comentar sobre os protetores da ADCOS… eles são fisicos? ou quimicos? são confiáveis? e aqueles protetores fator 100? são realmente bons? e são físicos ou quimicos? se puder… responda pra mim!
      Bjos

    • Patricia disse:

      Ca, qdo eu uso o Minesol em cima do Azelan tbém fico esbranquiçada!
      bjo

  2. Patricia disse:

    Excelente Post.
    Estou querendo trocar de protetor e experimentar o Sofina, Chanel e Peter Thomas Roth Instant Mineral Powder Sunscreen SPF 30.
    Agora uma curiosidade, o que significa o PA+++ ou PA ++?

    beijo Stash!

    • Fernanda disse:

      Patrícia, conheço o Sofina e o da Chanel. O da Chanel vem bem pouquinho e apesar de ser muito gostoso de usar não é tão seco pro clima brasileiro. O Sofina é ultra seco!

      • patricia disse:

        Fernanda,
        Acho q vou pedir primeiro o da Chanel pois minha pele é mista-oleosa-sensível e apesar disso, tenho sempre a sensação de estar repuxando, de faltar hidratação…
        bjo

    • P. disse:

      Oi, Patricia. Para entender o que é o PA, primeiro é preciso saber o que é FPS: FPS (Fator de Proteção Solar) é uma sigla que mostra a quantidade de raios UV-B que o protetor impede que chegue à pele. A medição do FPS é padronizada no mundo todo. Isso significa que, por exemplo, um protetor FPS 30 produzido na Rússia protegerá a pele tanto quanto um protetor solar FPS 30 produzido na Argentina (contra os UV-B).

      Porém, para medir os UV-A, ainda não existe no ocidente método de testar que seja obrigatório e padronizado. Cada empresa usa o que acha melhor (ou nem usa nenhum). Mas no Japão criaram o método “PA”, e funciona assim:

      PA +: indica que o produto oferece baixa proteção contra os UV-A.
      PA++: indica que o produto oferece média proteção contra os UV-A.
      PA+++: indica que o produto oferece alta proteção contra os UV-A.

      Já na União Européia (salvo UK e talvez mais algum outro país que eu não saiba), costuma-se usar o método PPD (mas não é uma obrigação, a empresa usa se quiser). Então, além de um protetor solar oferecer, por exemplo, FPS 30, ele pode pode oferecer um PPD 10 – o FPS é em relação aos raios UV-B; e o PPD em relação aos UV-A. Já deves ter visto que em alguns protetores de origem europeia, como o Anthelios, vem o FPS e uma figura mostrando UV-A dentro de um círculo. Isso significa que o PPD do produto é do mínimo 1/3 do FPS (por exemplo: se o produto é FPS 40, o PPD dele é do mínimo aproximadamente 14) – que é o que a União Europeia recomenda.

      Se quiseres mais informações, podes ler estes artigos:

      1 – http://www.thefactsabout.co.uk/content.asp?menuid=33&submenuid=94&pageid=94&menuname=Sun+protection+products&menu=sub

      2 -http://www.colipa.eu/using-cosmetics-colipa-the-european-cosmetic-cosmetics-association/sun-products/the-european-commission-recommendation-on-the-efficacy-of-sunscreen-products.html

      3 – http://sun1.awardspace.com/Sunscreens/Standards/Standards.htm

  3. Fernanda disse:

    Pedro, não sei se já comentei com você, mas o protetor da Clarins UVPlus e deu espinhas gigantes, inflamadas, é raro um protetor me dar, mas esse deu e olha que foi testado no clima aqui da Inglaterra onde tudo fica mais sequinho! O da Chanel que tem um estilo parecido não me dá espinha nenhuma!
    Uma pena, porque a textura dele é muito boa, é sequinho!
    O sofina até agora foi o mais seco de todos.

    Será que esses protetores ficam brancos porque se aplicados em cima de outro produto não conseguem penetrar na pele e ficam só na superfície?

    • P. disse:

      Sim. Mas na verdade, mesmo quando os protetores físicos são aplicados sozinhos, sem nenhum outro produto, eles não são absorvidos pela pele.

      • Cleonice disse:

        Pedro vc conhece esse protetor solar?
        Kanebo Faircrea White UV Protector SPF50 PA+++ 60ml

        Eu vi num site e como é Kanebo imaginei que talvez fosse bom, o que vc acha?
        beijo

        • Pedro disse:

          Cleonice, não conheço. Aqui está a descrição da linha Fair Crea White:

          “Whitening Brand for adults sparks the natural glow of the skin and floods it with a clear translucence by penetrating the rough exterior and awakening the whitening element deep within. It also prevents spots and freckles caused by sun damage.”

          E aqui tem uma resenha: http://www.mymenstuff.com/2009/07/review-kanebo-fair-crea-white-uv-protector-spf-pa-50/

          Mas não sei dizer se é tão mate quato gostarias. Na verdade, é comum estes protetores “whitening” deixarem a pele levemente hidratada ao toque (e não totalmente mate) e com um certo “glow”. Acho que só testando para saber…

  4. Fernanda disse:

    Pedro, Shu Uemura também lançou um protetor solar urbano, com FPS 30 e FPS 50

  5. Carol disse:

    Oi!! Uso o L’Occitane Imortelle Very Precious Fluid SPF 40 e adoro! Ele é branquinho, mas espalha bem, não deixando resíduo na pele. No começo parece que vai deixar a pele oleosa tb, mas depois se funde bem, não deixando nada de óleo, muito pelo contrário, a pele fica bem sequinha. Gosto muito e recomendo.
    Comprei esse da Sofina agora, mas ainda não chegou!!
    Bjs.

  6. janaina disse:

    Post mto bom e esclarecedor. Parabéns! E o Episol loção oil free? Vc já usou?

  7. Danielle Littera disse:

    O que eu achei mais legal foi que descobri neste post que um protetor em pó. Obrigada, Pedro.

    Quero comprar o Sofina.

    Beijos.

  8. Francine disse:

    Oi!
    Tenho usado só Minesol Oil Control no rosto há um ano e Sundown no corpo, todo dia. Isso que moro na serra do RS e só verei sol de verdade daqui algns meses ahha
    Ai, como sou neurótica com protetor solar e não vivo sem, acabei descobrindo no Google o blog.
    Li o post e fiquei com algumas duvidas:
    Nao pode usar filtro fisico sem nada por baixo ne? O que voces passam?
    E sobre filtros com benzophenone-3 e pabas, qual a opiniao de voces sobre esses componentes? Eu estava pensando em mudar pra filtro fisico por culpa disto, mas como nao tem pesquisas comprovadas, nao sei certo o que fazer.
    Obrigada! E continuem falando de protecao solar :)

    • P. disse:

      Francine, pode-se usar protetores físicos sem nada por baixo sim, por que não poderia? Quanto à PABA (s para-aminobenzoic acid), é um “filtro químico” contra os raios UV-B que causa alergias em várias pessoas. Mas eu nunca vi um protetor solar no mercado que contenha PABA. Nunca. Acho que ela não é mais usada desde o início da década de 90. O que ainda é usado em alguns poucos produtos é o Padimate O (octyl dimethyl PABA), mas esse não é a PABA, e sim um derivado dele (e parece, não estou certo, que o Padimate O não é “problemático” como a Paba).

      Quanto à benzophenone-3, até o momento ela é considerada segura pelo FDA, ANVISA e todos os outros países do mundo (não é verdade aquela notícia que saiu na imprensa marrom nacional de que ela estaria proibida em vários países do mundo). Aqui tu encontras “todas” as informações sobre esta substância: http://www.cosmeticsinfo.org/ingredient_details.php?ingredient_id=424

  9. theresa c. disse:

    muito interessante o post. meu pai faleceu de câncer de pele, então procuro sempre me proteger. onde você compra o sofina, além do ebay? e que outros protetores matificantes você indica, químicos?
    também tenho uma dúvida quanto a utilização: passo, todo dia o minesol oil control. quando não o tenho ou falta, uso sundown spf 30 no rosto e como minha pele é muito oleosa uso um pó da chanel com spf 20 matificante. esse pó corta o efeito, auxilia, faz algum mal ou bem? e o sundown e coppertone, você indica?
    e aí, passo de manhã as 7h e fico até as 10h com ele, em ambiente iluminado pelo sol mas sem o sol propriamente dito, entende? faz efeito? eu deveria reaplicar?
    e só filtro físico protege contra luz direta do computador, por exemplo. mas essa luz direta envelhece muito? e se eu estiver usando meu filtro UVA/UVB químico, não protege? faz muito mal?

    e pedro, você é dermatologista? se for, gostaria muito de consultar com você. já li suas respostas em outros blogs, incluindo uma reportagem similar a esta de filtros físicos e acho suas respostas bem mais esclarecidas que os 3 dermatologistas que eu já passei!

    beijosss

    • P. disse:

      “muito interessante o post. meu pai faleceu de câncer de pele, então procuro sempre me proteger. onde você compra o sofina, além do ebay?”

      Eu ainda não comprei o protetor solar da Sofina, mas a Carine, participante aqui do blog, comprou por um site chamado chamado http://www.bobodave.com

      “e que outros protetores matificantes você indica, químicos?”

      Tem vários que costumam agradar, aqui mesmo e em outros blogs, como o Bulle de Beaute, tu encontras várias resenhas que talvez ajudem.

      “também tenho uma dúvida quanto a utilização: passo, todo dia o minesol oil control. quando não o tenho ou falta, uso sundown spf 30 no rosto e como minha pele é muito oleosa uso um pó da chanel com spf 20 matificante. esse pó corta o efeito, auxilia, faz algum mal ou bem? e o sundown e coppertone, você indica?”

      Não “corta”, não. Pelo contrário, ajuda. Sundown pessoalmente eu gosto, protege bem minha pele. Coppertone antigamente não protegia a pele contra todas os tipos de raios UV-A. Hoje não sei.

      “e só filtro físico protege contra luz direta do computador, por exemplo. mas essa luz direta envelhece muito? e se eu estiver usando meu filtro UVA/UVB químico, não protege? faz muito mal?”

      Para todas essas perguntas tu encontras as respostas aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u576400.shtml

  10. Daniele disse:

    Super obrigada pelo post, Pedro!! Muito esclarecedor :)

    Fiquei super de olho na linha Pure & Free Baby Sunblock da Neutrogena. E a embalagem q é uma graça, convidativa como o preço.

    Thereza C., o Pedro AINDA não é dermatologista. Tenho fé que será rs, está no sangue. Será um excelente dermatologista, referencia mesmo :)
    Ele sabe muiiito!!!!!!!

  11. Tici Saad disse:

    Eu uso o baby da Neutrogena e adoro….ele protege super bem e até deixa esbranquiçado quando você aplica,mas em um minuto sua cor volta….e o melhor é que não é oleoso mesmo!!!!!!
    Bjks

  12. […] Depois da super aula de maquiagem, tivemos uma palestra com a Giovana Dalmasso (farmacêutica e gerente de produto da Dermage) sobre os danos causados pelo sol. Vou passar para vocês apenas algumas informações, ok? As outras vocês podem ler neste post aqui. […]

  13. DANIELA disse:

    Olá,

    Gostaria de saber qual protetor fisico posso comprar no Brasil com um bom custo-beneficio?
    Eu vou ao sol, mas fico grande parte do dia no computador. Posso usar um protetor quimico tipo AVON SUN fator 50 bloqueador solar facial, ele protege bem do sol e passar um protetor fisico por cima contra as luzes invisiveis?
    estou preocupada com a proteção.

    Quanto ao estudo que foi divulgado sobre os protetores, eu não me preocupo muito com a substancia e sim com fato de muitos deles não apresentar proteção no tempo e temperatura que deveriam. Porém esse Avon Sun fator 50 tem sido bom, não fica muito oleosa.

    Aguardo suas dicas, obrigada

    alguém já usou o spectraban base fator 35? ele é considerado protetor fisico?

    • P. disse:

      Daniela, infelizmente todos os protetores 100% físicos que eu conheça que não deixem a pele branca e que sejam encontrados no Brasil são caros (eles já foram citados no artigo: são os da Clarins, L’occitane etc).

      O da Roc é mais em conta, mas ele deixa minha pele muito esbranquiçada. Se bem que tu sendo mulher, podes passar uma base por cima (opção que, por ser homem, eu não tenho hehe). A base esconderá todo o esbranquiçado e ainda por cima poderá “reforçar” a proteção contra a luz visível (luz do computador, por exemplo).

      Quanto ao Spectraban é uma mistura de filtros químicos e físicos, sendo interessante para ser usado se tu queres te proteger contra a luz visível. Acho que ele cumpre teus objetivos.

      Por fim, em relação ao Avon Sun, eu não encontrei a composição dele, portanto não sei…

  14. P. disse:

    P.s: estou me referindo ao Spectraban Color Base FPS 35.

  15. Rosana Sayuri Takaki disse:

    Olá, o protetor da Sofina só sai se lavar o rosto igual aos filtros físicos, ou tenho que reaplicar após 4-6horas no mesmo esquema dos filtros químicos e físicos (já que tem UM componente químico)?
    E você pode me indicar algum site ou forum sobre protetor solar físico? Queria fazer uma lista de protetores pra pele oleosa,nacionais e importados, e não encontrei em português. (na verdade, os posts do Pedro são minha única referência,rs)

    • P. disse:

      Em teoria, todo protetor deve ser reaplicado a cada X horas… Mas na prática isso varia, pelo menos na minha de acordo com minha experiência pessoal. Não conheço nenhum site específico sobre protetores físicos, mas esse post talvez ajude:

      http://www.scform.com/2010/04/japanese-sunscreens-–-why-to-use-them-where-to-buy-and-my-top-5.html

      E no site http://www.skintypesolutions.com há várias pessoas que só usam protetores físicos, portanto, recomendo ficar de olho nos comentários feitos no fórum que tem lá.

      Agora, uma lista rápida de protetores para pele oleosa ou matificante poderia ser:

      Roc Minesol Oil Control; L’oréal Perfect UV FPS 30 PA +++ para pele mista/oleosa; Dermage Photoage Gel Aquoso FPS 25; Neutrogena Ultra Sheer FPS 55 ou superior (pessoalmente não recomendo as versões FPS 30 e 45); Shiseido Ultimate Sun Protection Cream SPF 55 PA +++; Natura Fotoequilíbrio Emulsão Protetora Facial FPS 30 pele mista/oleosa. Todos esses são encontrados no Brasil.

      Além desses, mais alguns (estes não são encontrados aqui): Chanel UV Essentiel Protective UV SPF 50; Paula’s Choice Extra Care Non-Greasy Sunscreen SPF 45 (esse é barato).

  16. Rosana Sayuri Takaki disse:

    ah, comprei o “Ocean Potion Suncare Clear Zinc Oxide Face Potion-SPF 45″ que vem num potinho e não custou mais que 7 reais na drugstore.com e os principios ativos são Octinoxate, Octisalate, Octocrylene, Oxybenzone, Zinc Oxide; ou seja, tem que ser reaplicado a cada 4-6 horas também, né?

  17. daniela disse:

    Abaixo composição e descrição do lançamento natura para bebês com filtro fisico, será que este protetor pode ser usado como filtro fisico e quimico, isto solucionaria meu problema?
    Descrição do ProdutoLoção Protetora Bebê FPS60 carrega consigo o status de único produto no mercado com 100% de filtros físicos, um sistema mais moderno que traz maior proteção à sua pele.

    AQUA, OCTOCRYLENE, CYCLOPENTASILOXANE, HOMOSALATE,BUTYL METHOXYDIBENZOYLMETHANE, ETHYLHEXYL SALICYLATE, DICAPRYLYLCARBONATE, GLYCERIN, PROPYLHEPTYL CAPRYLATE, TITANIUM DIOXIDE, SILICA,DIMETHICONE, PHENYLBENZIMIDAZOLE SULFONIC ACID, TRIETHANOLAMINE,BENZOPHENONE-3, CAPRYLYL METHICONE, TRIACONTANYL PVP, DIETHYLAMINOHYDROXYBENZOYL HEXYL BENZOATE, TRIMETHYLSILOXYSILICATE, POTASSIUMCETYL PHOSPHATE, PEG-8, DIMETHICONE, PHENOXYETHANOL, STEARYLDIMETHICONE, XANTHAN GUM, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATECROSSPOLYMER, DISODIUM EDTA, METHYLISOTHIAZOLINONE, BHT, TOCOPHERYLEXTRACT. CONTÉM: OXYBENZONE.EXTRACT. CONTÉM: OXYBENZONE.

    desde já agradeço

    Daniela

    • P. disse:

      Daniela, acho que pegaste a fórmula errada, porque na descrição postada por ti está escrito que o produto é 100% físico, mas na fórmula mostrada há vários filtros químicos (exemplo: benzophenone-3).

  18. Fernanda disse:

    Pessoal,
    Gostaria de saber onde conseguiram comprar o protetor solar e pós solto, como o do PTR. Tentei no site da Sephora e Sephora via Amazon mas dão mensagem dizendo que não entregam no Brazil…
    Vcs conheçem algum outro site confiável para comprar o da Bare Scentuals?
    Obrigada
    fer

  19. Priscila disse:

    Olá Pedro, tudo bem?

    Tenho uma filha de 4 anos que tem pele e olhos claros. Qual o filtro físico que você indicaria para que eu usasse nela?
    Vi aqui no seu blog, esse lançamento da Johnson’s, você indica esse mesmo? Tem outras marcas? Andei procurando por filtro físico infantil e não encontrei…
    Desde já agradeço.

    • Pedro disse:

      Protetor 100% físico destinado ao público aqui no Brasil, até onde sei, só tem um da Natura e este novo da Johnson & Johnson. Pessoalmente considero essas duas marcas bem confiáveis.

  20. Daniela disse:

    Olá Pedro,

    Agora eu consegui a composição do proteotr para bebês da natura que diz ser 100% fisico
    FILTRO SOLAR PARA BEBES DA NATURA FATOR 60
    A composição do produto é:C12-15 BENZOATO DE ALQUILO, ÁCIDO POLIHIDROXIESTEARICO, OXIDO DE ZINC, CI77947, ACIDO ISOESTEARICO, DIOXIDO DE TITANIA, CICLOMETICONA, ESTEARATO DE ALUMINIO, ALUMINA, CICLOPENTASILOXANO, METILENE BIS-BENZOTRIAZOLIL TETRAMETILBUTILFENOL TRIGLICERIDO CAPRILICO/CAPRICO, HECTORITA DE ESTEARALCONIO, CARBONATO DE PROPILENO, AGUA, POLIGLICERILO ISOESTEARATO, CAPRILIL METICONA, GLICERILICERA , CANDELILLA, CLORIDATRO DE SODIO, ACETATO DE TOCOFERILO, FENOXIETHANOL, METILISOTAZOLINONA

    estou pensando em usar este filtro para bebês no rosto, assim fico mais protegida que protetor comum, esse tem um bom preço se comparado com outras marcas. o que vc acha???

  21. Daniela disse:

    não me lembro se vi vc mencionar o protetor solar 100% fisico da marca AVENE ele não á barato, porém em relaçào aos mencionados ele tem bom preço.
    100% fisico, se alguém já usou deixe seus comentários.

    obrigada

    • P. disse:

      Já usei a fórmula antiga deste protetor da Avène e deixava meu rosto esbranquiçado. Mas há algum tempo mudaram a fórmula dele, e não sei como ficou.

      De qualquer forma, o branco que o protetor físico pode deixar nem sempre é uma problema para vocês mulheres, que usam maquiagem, uma vez que a base vai esconder o branco proporcionada pelo protetor.Na verdade, as próprias bases costumam ter protetores físicos (mesmo as que oficialmente não têm protetor solar).

    • Elaine disse:

      Eu uso Avene, assim que eu passo fico um pouco branca, mas depois de segundos fica ótimo… Gosto bastante usei na minha gravidez, por indicação da minha obstetra por ser físico

  22. Andréa Patricia disse:

    A pediatra da minha filha de seis meses indicou o novo protetor solar da Jonhsons FPS 40 Hora de brincar como o melhor, mas não consigo achar em lugar algum! Como é lançamento ainda não chegou a muitos lugares. Queria saber se me recomenda algum site onde possa achar.

  23. Luiza disse:

    Comprei esse da Johnson & Johnson que acabou de lançar (pelo menos só vi agora) e ele tem um cheirinho muito agradável, nada de “cheiro de praia” (tipo sundown da vida). Minha pele é muito clara e talvez por isso ele deixe um “white-cast” meio gueixa, mas que vai diminuindo com o tempo de aplicação até ficar bem leve (ainda meio esbranquiçado).
    Ele é tipo creme, fácil de espalhar, rende bem e não me deu espinhas. Tenho dermatatite e rosácea e é muito difícil encontrar um bom protetor. Esse parece cumprir sua função. (Uma semana de uso até agora)

    • P. disse:

      Não sei se tu usas maquiagem; se sim, uma base resolve este problema. Só vais ter tomar cuidado com fotos com flash, porque o efeito nas fotos poderá ficar bem estranho (o que às vezes acontece mesmo que a pessoa esteja usando apenas base, já que praticamente toda base vem com dióxido de titânio – a mesma substância usada nos protetores físicos).

      • Luiza disse:

        Obrigada pela dica do flash! Já pensou o estrago? Vou bancar a monalisa quando vierem com uma câmera perto de mim, no flash please. hehe

        Nunca usei base. O máximo de maquiagem pra mim é uma camada de rímel e olhe lá.

  24. Val Ribeiro disse:

    Olá!!! Vc conhece os protetores da Mary Kay? Comprei a linha completa e depois q li esses posts fiquei preocupada.
    Um abraço

  25. Val Ribeiro disse:

    Fiquei preocupada pois n sabia q existiam protetores físicos e químicos. E portanta n faço a mínima onde os produtos solares da Mary Kay se encaixam.
    Tire minha dúvida por favor!!!
    Abraços

    • P. disse:

      Mas, em geral, não existe nada de errado com os protetores químicos, Val. Embora os protetores físicos apresentem algumas vantagens sobre filtros químicos, os filtros químicos só não são indicados para quem tem pele intolerante a eles (o que felizmente não é o caso da maioria das pessoas).

      Especificamente sobre o Mary Kay SPF 30 Sunscreen (não sei se é a esse que tu te referes), ele é um protetor à base de filtros químicos.

      Abraço.

  26. Daniel disse:

    Pedro, testei o protetor da PURINOVA e meu rosto ficou bem branco. talvez por eu ser amarelo ficou realçado.
    Onde vc compra o NIA24? Qual o valor dele e do frete?

    • P. disse:

      Daniel, se a tua pele é mais amarelada, o da Nia24 talvez também deixe teu rosto meio esbranquiçado.

      De todos os protetores físicos que já testei, é o mais transparente é o da Clarins. E o da Clarins tem a vantagem de ser vendido no Brasil. Aqui no Brasil ele custa caro, mas se serve de consolo, rende relativamente bem.

  27. Daniele disse:

    Pedro, vou atrás desse Compact Teinté Très Haute Protection SPF 50 da Avene. Fiquei bem interessada, vou conferir a formula e a textura.
    Obrigada pela dica :)

    • Daniele disse:

      Pedro, passei na Venancio (Rio) e tinha o restinho do provador desse protetor da Avene. Deu p ter uma idéia.
      A cor mais clara ficou ideal, sumiu na pele. Gostei bastante de como ficou na pele, mas foi um teste rapido.
      Nao tem trieta, felizmente!! Só nao é oil free.
      Quero testar o Heliocare oil free compacto e daí, comprarei um dos dois. ;-)

      • Paula Segobia disse:

        Daniele,
        não sei se já testaste o Heliocare (o comentário já é antiguinho… hehehe).
        Eu comprei o dito cujo na versão oil free, cor light e ele é… laranja! Sério, só apliquei uma vez pra testar e fiquei parecendo uma cenoura (minha pele é bem clara). Não dá pra usar.
        Tirando isso (!!!) a textura que deixa na pele é ótima e o cheirinho também (mesmo do Heliocare gel, que lembra banana mas não tem nada de enjoativo – minha opinião).
        Então, meu conselho é: não compra sem testar antes!!!
        Beijo!

  28. […] FPS 50 deixa a pele bem bonita. Fica mais uniforme. Daí,  conversando com o Pedro (post dele, aqui) sobre os componentes, ele me mostrou que esse bloqueador é a base de silicones, substância […]

  29. Juliana disse:

    Pedro,

    Estou olhando um protetor solar para comprar com proteção para a luz branca, e vi na farmácia um da Ada-Tina com Tinosorb M e Tinosorb S. O farmaceutico me disse que estas substancias fornecem ampla proteção para os raios UVA. Também disse que o produto é livre de parabeno. Você conhece esse produto? Vc sabe se ele age como um filtro físico e é capaz de bloquear a luz do computador, por exemplo?
    Abraço!

    • P. disse:

      Juliana, não conheço os protetores da Ada Tina. Mas para verificar se ele pode proteger contra a luz visível (emitida, por exemplo, pelo computador), tens que verificar na fórmula se ele tem dióxido de titânio, óxido de zinco (se não estou enganado) ou óxidos de ferro.

  30. Lia B. disse:

    Vi seu post através do blog da Dra. Luciana e me interessei MUITO!
    Parabéns pelo belo post! Muito informativo e esclarecedor. Quem sabe não ‘pressionamos’ a indústria brasileira a investir melhor em substâncias realmente eficazes e não prejudiciais à saúde.
    Um abraço.

  31. Carla disse:

    Pedro!
    Em qual site eu posso comprar o NIA 24 SUN DEMAGE PREVETION e que entregam no Brasil ??
    Obrigada desde já,

  32. Will disse:

    Comprei esse protetor da Sofina, espero ser bom! =)

  33. P. disse:

    Will, quando experimentares conta para a gente o que achaste dele, Will. :)

  34. William disse:

    Depois de muita espera chega meu protetor da Sofina!!
    Comprei o Lucent e o White, mas abri somente o Lucent.

    Gostei bastante, é definitivamente o melhor de todos que já utilizei (RoC, Ada Tina, MAC, ADCOS, Clarins, Peter Thomas Roth, manipulado, etc…) minha pele ficou sem oleosidade durante o dia, com exceção do meu nariz que depois de umas 4 horas começou a brilhar, o que é ótimo pq com os outros, após 1h já começa o brilho. Estou usando o Cleanse Off Oil da MAC para tirar ele no final do dia.

    Ele me lembrou o Prep+Prime SPF 50 da MAC pelo cheiro que fica na pele!
    Mas o da MAC é um creme grosso e o da Sofina é uma água.

    Quando acabar (acho que daqui uns 6 meses) pretendo comprar o da Biore.

    Depois comento sobre a versão White!
    Obrigado pela indicação!

  35. Natalia disse:

    O Sofina está fora de estoque no bodave.com e no ebay só tem o white… :(

  36. juliane disse:

    Oi Pedro, pode me informar se o Roc Oil Control é 100% físico?

    • P. disse:

      Juliane, RoC Minesol Oil Control é composto principalmente por filtros químicos.

      Nota para caso algum químico esteja me lendo: eu sei que o termo “filtro químico” é feio, mas se eu fosse usar o termo correto, que é filtro orgânico, a maioria das pessoas iria fazer confusão, já que infelizmente a mídia leiga usa o termo “filtro químico”.

      • juliane disse:

        Oi Pedro, obrigada pelo esclarecimento.
        Comprei o Bloqueador Solar FPS 40 Johnson’s Baby pelo fato de ser 100% físico, porém fiquei white-cast e a textura não tem efeito mate como o da Roc Oil Control.
        Posso utilizar o Johnson´s Baby e depois aplicar o Roc para minimizar o exesso do branco? Isso altera a proteção dos filtros físicos? Pode me indicar algum protetor físico, mas com o efeito mate semelhante ao da Roc que deixe a pele seca? Outra coisa, farei um laser (luz pulsada) para minimizar as manchas do melasma. Saberia me passar alguma orientação antes e após o laser?
        Obrigada

        • P. disse:

          Juliane, parece que sim. Alguns dermatologistas, como a Dra. Leslie Baumann, até recomendam que se use um protetor químico em conjunto com um físico.

          Mas acredito que passar outro protetor por cima não vá dominuir o white cast ou brilho, pelo contrário, acho que vai piorar. Acho que só com maquiagem se consegue corrigir os efeitos indesejados. No próprio post há várias sugestões de protetores solares 100% físicos e que oferecem texturas secas e muito leves, como o da Clarins.

          Quanto às orientações a seguir antes do laser, elas devem ser fornecidas pelo médico que vai realizar o procedimento.

  37. karol disse:

    Pedro estou usando o lançamento FPS 40 Johnson’s Baby,Aplico pela manhã antes de ir trabalhar. fica totalmente white-cast, mas logo apos aplica-lo passo uma base por cima e melhora um pouco o aspecto esbranquiçado. Como moro no nordeste pego sol praticamente todos os dias mas gostaria de saber se Pelo fato de não ter tempo de reaplica-lo, ele ainda por faz efeito depois de 5h de uso? e Gostaria de saber se alguem ja usou o o lançamento da skinceuticals Sheer Physical defense Fps 50. To louca pra comprar mas queria uma opnião antes.

    • Pedro disse:

      Karol, o Skinceuticals Physical Sheer é mate, porém deixa um white cast de leve a moderado. Inclusive a Adriana, que tem pele da mesma cor que a minha, também notou. Acredito que seja bem menor que o protetor da J & J, mas deixa… O que realmente não deixa (em mim) é o da Clarins e todos os japoneses.

    • Adriana disse:

      Karol: o Sheer Physical Defense FPS 50 da SkinCeuticals deixa um white cast considerável, e olha que eu sou muito branca. Não recomendo.

      • Pedro disse:

        Outro problema do Sheer Physical Defense é que a embalagem dele faz “bagunça”, igual como é mostrado neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VXaqYR0_Rns&feature=player_embedded

        • karol disse:

          Obrigado Dr Pedro pela informação kkkk, vc deveria ser dermato. Eu tava querendo comprar o Sheer Physical Defense mas como a Adriana me deu a dica axo que vou mudar de idéia, sou branca mas nem taaaanto. Usei um tempo o Minesol O.C. mas parei de usar pq achava o fps muito baixo, optei pelos filtros físicos Pois fico mt tempo no computador por causa do Trabalho. Mas qual você acha mais mattificante o Bioré ou Sofina?? Muitas pessoas tem me falado que o Bioré é tão mattificante que resseca a pele.

          • Pedro disse:

            Estas coisas são meio subjetivas, mas na minha opinião o mais matificantede todos é o Bioré mesmo (Perfect UV Face Milk SPF 50+/PA+++). Para a minha pele ele é excessivamente matificante, mas tem muita gente que gosta de coisas “ultra matificantes”.

  38. […] / Macys / L’Occitane / Amazon /Kobo Products Inc / sacks / sephora Retirado do Blog – Stash Tags » Autor:admin Datum: domingo, 17. julho 2011 6:22 Trackback: Trackback-URL […]

  39. Giovana disse:

    Olá Pedro…
    Olha, outro dia fui experimentar o protetor físico da Purinova SPF30 que vcs falaram e gostei muito. Comprei, usei uns 15 dias e amei o resultado. Além de matificar a pele ele deixa um aspecto de …silicone, sei lá. E olha que além de sensível minha pele é oleosa. Só lavo de manhã e aplico ele, e não fico com a pele repuxando.
    Só que depois de usar meus cremes bronzeadores, achei q fosse ficar com pele de pêssego, e fiquei com aspecto de pálida, deu um pouco de white cast.
    Será que posso misturar alguma coisa nele pra dar uma corzinha? Se ele fosse um pouquinho amarelado/bege seria perfeito.

  40. Michelle disse:

    gostaria de saber se alguem ja ouviu falar q filtros fisicos dao espinha, estava usando o toleriane tent e parei apos comprar o skin ceuticals 50 physical, nao achei q fiquei branca e nem com a pele oleosa, mas depois de 3 dias de uso tive um surto de espinha, nao sei dizer o q causou.. Mas o meu dermatologista falou q foi o protetor fisico e afirmou que todos dao espinha.. Alguem ja ouviu falar sobre isso?? Nao sei se eh por causa q eles nao penetram na pele e tem um efeito tipo ‘espelho’ q refletem o sol, nao sei se estou falando besteira… Fiquei preocupada, pois tenho tendencia a ter espinhas e tenho muita alergia aos protetores solares.. Se alguem puder me ajudar.. Agradeço desde ja!

    • Pedro disse:

      É uma hipótese plausível, já que protetores físicos não costumam ser removidos com facilidade. Sabonetes líquidos, em sua grande maioria, pelo menos de acordo com a minha experiência pessoal, não removem protetores físicos. Para remover protetor físico o ideal é usar um demaquilante oleoso, que seja capaz de remover maquiagem à prova d’água.

  41. Luciana disse:

    Pedro, vim aqui pra dizer que vc mudou minha vida! Tô morando em Florianópolis e essa cidade tem um clima maluco, no inverno é um friooo de doer e no verão é um calor de matar. Já tava até desistindo de usar protetor no verão aqui pq nada que minha dermo. receitava eu gostava, aí comprei o protetor da Sofina e tan tan tan Que espetáculo! Nem nos meus sonhos imaginei que pudesse existirum protetor tão bom!!! Tinha que ser coisa de japa…rs rs Por favor, continuee escrevendo. Todos os protetores da Sofina são assim bons ou é só o Lucent? Eu tenho melasma e desde que comecei a usar o da Sofina o meslama não escurece, tá até melhorando. Sem falar na pele sequinha o dia todo. Beijo grande e mto obrigada por tudo viu, vc é o anjo que apareceu na minha vida. rs

    • Pedro disse:

      Luciana, não, não é só o Lucent que tem textura tão agradável. Todos os protetores da Sofina, Kanebo e Bioré e outras empresas japonesas em geral têm texturas surpreendentemente boas. Como já notaste, eles nem lembram protetor solar (em relação ao cheiro, à textura, tudo…). Até hoje não conheço ninguém que tenha experimentado protetor solar japonês e tenha conseguido voltar aos ocidentais (a exceção seria o da Chanel, que tem fórmula claramente inspirada nos japoneses). Este artigo vai ser atualizado. E no artigo atualizado comentarei sobre outros protetores “quase 100% físicos” da Sofina.

  42. Monica disse:

    Olá Pedro,
    Se eu usar um filtro quimico e uma base por cima tenho a mesma proteção contra a luz do computador que um protetor físico?
    Obrigada

    • Pedro disse:

      Olá. Vai depender da base. Os filtros químicos não protegem contra a luz do computador, mas a base pode sim proteger. E aplicar um filtro químico por cima da base, não irá “cortar” a proteção fornecida pela base.

      • P. disse:

        Eu já experimentei uma amostra dele e na época eu havia achado a textura do produto “tolerável”. Não tenho pele muito oleoso e moro em um lugar com inverno frio. Mas na época não conhecia protetores com texturas boas, por isso que achei “tolerável”. Se fosse hoje, teria achado “intolerável”. hehe

  43. Carol disse:

    Pedro, primeiramente parabéns pelo post, muito esclarecedor!
    Uma pequena contribuição quanto ao filtro da Kinerase, o último listado. Eu comprei em razão dos benefícios que prometia, mas detestei a textura. Achei super oleosa e grudenta. Falei com a minha dermato depois e ela comentou que se destina mais às pessoas com pele seca ou que vivam em locais muito frios e secos. Não consegui usar em razão da cosmética desse produto e olha que não sou das mais chatas quanto a isso… Recomendo testar antes, pois é carinho e para mim, ficou impossível.
    Bj.

  44. Renata disse:

    Então, durante a noite, com as luzas ligadas (computador, etc), eu tenho que usar filtro?

    • P. disse:

      Não é que “tenha que usar”. Mas como consta na reportagem da Folha, em alguns casos, alguns dermatologistas acham interessante que se use. Eu, por exemplo, não uso. Para mim não acho necessário.

  45. Roberta Souza disse:

    Pedro

    Excelente matéria!
    Fui pesquisar sobre o protetor da Shiseido que aparece no final da matéria e encontrei este, em uma apresentação diferente. http://br.strawberrynet.com/skincare/shiseido/extra-smooth-sun-protection-cream/37144/#DETAIL
    Também percebi que aquela embalagem que você colocou no post aparece como protetor para rosto e corpo, e esse do link como protetor só para rosto.
    Será que mudou a embalagem ou são produtos diferentes?

    • P. disse:

      São produtos diferentes. Mas fica tranquila, o creme da Shiseido também não é oleoso e oferece toque seco. Embora não tão seco quanto os Sofinas, na minha opinião, ele é tão seco quanto o Minesol O.C (sim, o creme) ou até mais.

      • Roberta Souza disse:

        Pedro

        Esse que eu postei seria então a versão creme, mas com as mesmas “propriedades”, digamos assim? Tb é filtro físico?

        • P. disse:

          Sim, Roberta. Como praticamente todo protetor de origem coreana ou japonesa, ele tem bastante protetor físico na fórmula (também tem filtro químico, mas em quantidade menor). O que talvez seja um problema é que ele é difícil de ser retirado. Para retirá-lo vais ter que usar um demaquilante que remova maquiagem à prova d’água (de preferência oleoso. Se não for oleoso, é difícil que o demaquilante consiga retirar o produto).

          • P. disse:

            Esqueci de comentar: a própria Shiseido vende um limpadores especiais para retirá-lo. Mas não precisas usar, necessariamente, os da Shiseido.

  46. Monica disse:

    Pedro,
    Você já experimentou o bloq mousse? Queria saber se a textura é boa e se é 100% físico.
    Obrigada

    • P. disse:

      Monica, tem uma resenha aqui no Stash feita pela Dani. Pessoalmente não gostei, mas a Dani adorou! Não tem protetor físico no Bloq Mousse (mas isso não significa que ele não proteja bem).

  47. Vanessa disse:

    Pedro, voce ja usou ou sabe de alguem que usou aquele novo protetor da Neutrogena, o Ultrasheer Liquid? E bom como o da Biore? Obrigada!

    • Lavinia disse:

      Eu já usei Vanessa. Ele é bom, mas não é sequinho assim não. E olha que minha pele nem é tão oleosa assim.
      Eu nunca usei esses protetores orientais, mas já usei protetor brasileiro mais seco que este neutrogena.
      Ele não é ruim não, mas existem melhores. ;)

      • P. disse:

        Ainda não, Vanessa.

        Lavinia, foi este que é lançamento que tu experimentaste? O Liquid mesmo?

        • Lavinia disse:

          Sim, o liquid! Ele é lançamento aqui no Brasil?! Pq eu tenho há cerca de 1 ano, mas o meu veio do eua …

          • P. disse:

            Sim, é lançamento. E a fórmula vendida no Brasil é muito possivelmente melhor que a americana, já que nos EUA os formuladores não contam com opções boas de filtros solares, uma vez que lá há uma demora muito grande para ser aprovado um filtro novo. E isso acaba fazendo com que os EUA fiquem “atrasados” em relação ao resto do mundo em se tratando de protetores solares.

          • Lavinia disse:

            hum… então o que eu disse vale para a fórmula americana. ;)

          • Vanessa disse:

            Lavinia e Pedro, obrigada pelas respostas! Já tinha visto mesmo esse protetor vendido nos EUA, mas creio que a formula não seria a mesma. E oque eles formularam para vender aqui no Brasil, creio que não será tão bom quanto o da Biore.

  48. Giuliana disse:

    Olá! Adorei a resenha, como todas do Pedro!!! Estou comprando pra mim o Sofina white e o biore pink, pelo Mercado livre, estou louca para que cheguem logo!
    Adorei também o link para as resenhas do fernando, também gostei muito, foram todas informações muito úteis!

    Soube que a linha alblanc da sofina foi descontinuada, é verdade?
    E a respeito dos BB creams? Vcs tem que fazer resenhas urgente!!! Estamos loucas para experimentar!
    Qual seria o melhor para pele oleosa, para uso conjunto com o protetor solar? Dá pra usar base por cima?

    E por último, é realmente necessário um demaquilante para retirar os filtros físicos? Com óleo?
    Obrigada! Abraços!

    • P. disse:

      Oi, Giuliana. Não, a linha Alblanc não saiu de linha. O que saiu de linha foi o Perfect UV Lucent.

      Eu quase não conheço BB’s, mas mandei amostras de dois à Adriana… Talvez ela possa comentar no futuro sobre eles. De todo o modo, o BB Cream é justamente um produto com base e protetor solar, portanto não haveria necessidade de ser usado com outros produtos.

      Quanto ao demaquilante, sim! É realmente necessário para retirar a maioria dos protetores japoneses. Daqui a um tempo posso fazer um post sobre produtos para retirar protetor solar.

      Abraço.

  49. Karol disse:

    Olá Pedro,eu queria saber se existe protetor físico matificante com PPD 28! Estou usando o Bioré e estou Amando mas me falaram que O PPD dele é 8.

    • Pedro disse:

      Carol, no Japão se usa o método PA para se medir a proteção contra UV-A. E o PA do protetor da Bioré é +++, o que significa alta proteção contra os UV-A (de acordo com o método PA). Já aqui isso não é regulado; e cada empresa usa o método que quiser (quando usa), que pode ser o PA, PPD, método australiano etc. Não há consenso entre os especialistas de qual método seja o melhor, embora muitos prefiram o PA ou o PPD. E relacionando o método PPD com o PA, o PA +++ significa que o PPD do produto é no mínimo 8. No mínimo, mas pode ser bem mais. Protetor com PPD 28 e matificante eu não conheço nem químico.

  50. Monica disse:

    Olá Pedro,

    Eu li no blog da Dra Luciana o minha pele é melhor que a sua e em outros sites que o bloq mousse é um filtro físico;Tentei contato no sac da empresa e não me responderam. Nos ingredientes não tem dióxido de titânio (TiO2) e óxido de zinco (ZnO).Será que ele pode ser físico mesmo sem estas substancias?

  51. Mateus Vieira disse:

    Excelente post Pedro.

    Parabéns!

    Esse da L’occitane eu tive a oportunidade de testar. Testei na loja e ganhei uma amostrinha de um conhecido. É excelente. Refiro-me ao de amendoas com maçã.

    Você já viu um produto com FPS 30 que a L’occitane lançou para homens? Parece excelente e tem apenas filtros físicos.

    Link:

    http://br.loccitane.com/hidratante-facial-fps-30-verdon,43,2,10264,181186.htm

    Gostei pq vem com 50 ml(os outros vem 30ml) e custa menos que os outros hidratantes com filtro da marca(o Immortele custa 215 reais, por exemplo).

  52. Jo disse:

    Pedro, eu gostaria muito de saber qual o produto vc usa para tirar o seu filtro solar.
    Eu comprei um sofina white e por ser transparente a gente acha que não tem nada, dai só o sabonete parece resolver mas, tenho lido que não é bem assim.
    Podes me indicar um produto pra retirar meu sofina?
    Ele é igual aos outros protetores que necessitam de limpeza extra ou não?
    Sou super curiosa pra saber os produtos de uso diário seu.
    Tenho pele sensível, fico vermelha fácil.

  53. Isabela disse:

    Pedro, por que a diferença de preço e tamanho do Sofina Perfect UV com os demais como o Jenne? E voce conhece algum que venha uns 200ml para corpo?

    • Pedro disse:

      Isabela, também não sei ao certo. Talvez porque as outras linhas sejam mais específicas para o rosto e prometam mais coisas, como ação “rejuvenescedora” (caso do protetor da linha Beauté). É como aqui, dentro de uma mesma marca também há variações de preço.

      Quanto a protetor de 200 ml para o corpo, não conheço nenhum. Quase todos os produtos japoneses são bem pequenos, as pessoas não têm muito espaço nas casas (são umas 130 milhões de pessoas em uma ilha mais ou menos do tamanho de Santa Catarina hehe) e compram muito, logo preferem produtos com embalagens menores.
      Protetores corporais japoneses costumam ter uns 100 ml ou menos. Pelo menos os que já vi. A única coisa vinda do Japão com embalagem grande que conheço são os sabonetes líquidos.

  54. […] pouco tempo uma leitora (a Vanessa) perguntou sobre este protetor nos comentários do excelente post do Pedro. E me toquei que nunca falei sobre ele. Eu tenho há cerca de 1 ano, foi uma encomenda errada. Era […]

  55. Marjorie disse:

    Pedro, adorei sobre o tema moro no Japão, e ainda não conhecia este blog. Você escreve em mais blog, como não falo japones lêr tb é impossivel rs, pois adorei as dicas nem sabia que o protetores daqui são melhores, se vc tiver mais dica me manda os links, por favor.

    • Pedro disse:

      Marjorie, tem um artigo sobre limpadores aqui, onde cito vários que têm em qualquer farmácia aí: http://www.stash.com.br/2011/09/06/double-cleansing/

      A maioria dos produtos japoneses vem pelo menos com o nome e com a função em inglês e/ou letras romanas. Exemplo: Kracie Facial Make Up Cleansing Gel. Aí é só tu procurares com a ajuda do Google informações sobre o produto. Há milhares de sites e blogs que fazem as traduções.

      E nas lojas de departamento, se tiver na tua cidade, é mais fácil encontrar produtos que vêm com a embalagem em diversos idiomas.

  56. Josiane disse:

    Pedro, vc teria mais lojas pra indicar pra comprarmos protetores solar nos EUA
    Quero muito o allie 50
    Vi que vc está gostando dele
    Gostaria de investir em proteção com clareador e produtos de limpeza para pele sensível e hidratação com clareadores. Tens como indicar algo que conheça?
    Vc está nos deixando loucas, suas resenhas e suas experiências são tentadoras rs

    Faz por favor uma listinhas de lojas que vc conheça rs

    E se vc pudesse fazer uma resenha dos produtos de rotina que usa e já experimentou hein, nos deixariam muito mais enlouquecidas rs

    • Pedro disse:

      Josiane, loja americana mesmo que venda protetores japoneses de marcas como Kanebo Allie e Sofina eu só conheço a Beautykat: http://www.beautykat.com

      E sim, estou gostando bastante do Kanebo Allie SPF 50+ PA+++ na versão Whitening . Ele não chega a ser matificante – até porque não é todo mundo que deseja que seja. Diria que a textura dele é similar ao Anthelios AC, porém um pouco mais leve do que o Anthelios AC. É este aqui: http://beautykat.com/p1159/Kanebo-Allie-EX-UV-Protector-SPF50+-PA+++-(whitening—60ml)/product_info.html

      Se queres um mais seco que ele, há, por exemplo, o Shiseido Elixir Whitening Protector SPF50 PA+++ ou o Sofina Perfect UV White Protect SPF 50+ PA +++. Ambos também são vendidos na Beautykat.

      • Josiane disse:

        Pedro, obrigado.
        É esse mesmo que eu tinha imaginado e estava de olho nele antes de vc comentar sobre:
        Mas, agora mesmo que eu quero ele rs

        Eu procurei bobodave e cosme-de na bobodave tem dele já no cosme-de está em falta e mais barato rs que beautykat

        Eu nunca comprei nesse sites, vc sempre compra internacionalmente rs o que poderia dizer dessas 2 lojas?

        O sofina eu comprei dele e estou gostando, a primeira vez que usei me sinte nua, porque estava usando um adcos e ele deixa cara de gasparzinho e depois de usar o sofina fui tentar passar o adcos e achei horrível, bem como vcs falam quem usa o asiático nunca mais quer um brasileiro rs

        Coisa boa né… pena a dificuldade para comprá-los, se compramos aqui tem a demora na entrega (alfândega)
        Comprei http://www.sweetcare.pt dia 11/08 dia 19 estava no Brasil já a entrega na minha casa foi dia 09/09 essas coisa me enlouquecem.

        Obrigado e desculpe o abuso, vc é maravilhoso nossa salvação

        • Lavinia disse:

          Vc deu ate sorte. Eu comprei na sweetcare dia 4/8 e ate hj nada (ta parado na receita).
          Ta acontecendo com um monte de gente, se quer uma dica, espera um pouco pra comprar em site gringo…

  57. Josiane disse:

    Ah Pedro estava esquecendo rs
    Idade é um problema viu, lenta

    O Allie não tem complementos (hidratante, limpadores, loção da mesma linha?)

    Eu estava olhando esse elixir os complementos da linha e ou dessa linha http://beautykat.com/Skin-Concern-Whitening/c3_22/p302/Kose-Medicated-Sekkisei-Whitening-Lotion-%28200ml%29/product_info.html

    O que vc acha melhor?
    obrigado

    • Pedro disse:

      Josiane, além destas lojas que tu citaste, tem na Ichibankao (japonesa mesmo), Adam Beauty etc. Todas são muito sérias, principalmente a Ichibankao, que atende de forma excelente e rápida. Eu faço assim: compro e esqueço. Quando chegar (o que sempre ocorreu), chegou! Não recomendo compras internacionais para pessoas ansiosas ou que têm urgência para usar algum produto, porque aí é tenso mesmo!

      A linha Allie é só de protetor solar. Mas a Kanebo tem milhares de produtos (quando digo milhares, não é força de expressão, são milhares mesmo), com preços que variam de uns 5 dólares a uns 2000. Sendo que a linha mais famosa de clareamento deles é a Blanchir Superior, que custa mais ou menos o mesmo que Lancôme: http://www.blanchir-sp.net/en/index.html Também tem a linha Impress IC White (esta é vendida na Ichibankao), que também seria o mesmo preço de Lancôme, talvez um pouco mais cara: http://impress-web.com/en/ic/product/white/brightening_make_off.html E por aí vai…

      Quanto aos produtos da Kosé, também são excelentes. Inclusive a Kosé passou a vender oficialmente algumas de linhas nos EUA: http://www.kose-usa.com/whatsnew.asp?view=whatsnew Eu tenho um protetor desta marca (presente do Fernando, que tu conheces) que tem um cheiro tão bom, mas tão bom, que às vezes uso só pelo cheiro. haha

      • Josiane disse:

        Rs a minha ansiedade é uma coisa chata de conviver.

        Pedro essas lojas japonesas demoram muito pra entregar também?

        Esse Brasil precisa mudar e muito, estou possessa com a alta do dólar. Com esse aumento nossas comprinhas só vai aumentando, estou revoltada.

        Eu adoro cheio bom rs

        Quando adolescente não entendia nada de nada, comprava shampoo/ condicionador pele cheiro.
        Mesmo hoje procuro um especifico para meu cabelo mas, preciso primeiro gostar do cheiro, rs

        Vou p Califórnia, lá tem os bairros Japantown, Chinatown poderia ter tudo pra vender nesses bairros rs…

        Mas, não quero arriscar chegar lá e não encontrar nada :-(

        Obrigado

  58. Lia B disse:

    Acabei de encomendar duas uniddaes do Sofina Beauté Day Protector SPF 50+ PA+++ (Fresh). Depois que eu descobri (e usei) o Sofina, nem olho mais para as outras marcas de protetor solar. AMO demais, é incomparável!!!!!!!!!!!!!

  59. Marjorie disse:

    Pedro obrigada pelas dicas.

  60. Cleonice disse:

    Obrigado Pedro.

  61. Isabela disse:

    Pedro, faça um post sobre cremes de olhos!
    Em sua rotina usa de manha e a noite? O mesmo?
    Vi em seu twitter q usas um para 40 anos, nao prejudica uma pele mais nova?

    • Pedro disse:

      Isabela, não. Pelo seguinte motivo:

      Estas indicações de idades nos comerciais dos produtos são apenas para ajudar orientar o consumidor durante a compra são baseados em estatísticas.

      Um exemplo para explicar melhor: estatiscamente, é mais comum ver mulheres após a menopausa com pele seca do que mulheres aos 20 anos. Logo, um creme para mulheres em quem tem um comercial voltado para quem está na faixa dos 50 costuma ser mais hidratante e até mais oleoso. Porém, se alguém jovem também tem pele seca, não há nenhum problema em usá-lo.

      Conclusão: o que importa é saber se o produto é indicado ao estado da pele, e não a idade indicada no comercial do produto.

  62. Mel disse:

    Oi Pedro!

    Eu tbm sou colaboradora de um blog e sei que é mega chato responder uma pergunta igual, mas é que este post foi um sucesso e teve muitos comentários…estou com preguiça de ler todos….

    Gostaria de saber qual protetor vc indica para o colo e braços?

    E outra perguntinha: “Dizem”que tem um tipo de UV (não me recordo qual) que é melhor protegido com filtros químicos….vc sabe algo sobre isto?

    • Pedro disse:

      Mel, podes aplicar o protetor da tua preferência no colo e braços. Geralmente para estas áreas as pessoas não se importam que o protetor cause um pouco de brilho, então fica difícil sugerir algum, porque é uma pergunta muito abrangente. Aqui mesmo no Stash, não só no meu post, há várias sugestões feitas pelas meninas.

      Quantos aos protetores físicos, o óxido de zinco (que é físico) costuma proteger melhor contra os UV-A do que os químicos (mas não é regra). E também parece que eles podem ajudar a proteger contra a chamada “luz visível”, coisa que os químicos não.

  63. […] Observação: apesar do nome, não há “medicamento” na fórmula. Explico o porquê do nome aqui. […]

  64. Isabela disse:

    Pedro,
    Obrigada pela ajuda. Esse ano a lente de contato comecou a irritar meus olhos e o uso constante dos oculos me presenteou com umas rugas prematuras que estao me deixando louca, poxa, tenho 20 anos. To apostando no Redermic Olhos.
    Voce sabe se os protetores da Neutrogena, linha Ultra Sheer, sao fisicos? Sugere algum filtro fisico para usar no corpo?

    Obrigada!

    • Pedro disse:

      Neutrogena Ultra Sheer é inteiramente “químico”. Protetores físicos para o corpo (e rosto também) há muitos, como a versão japonesa do da Nivea citado aqui. L’occitane também tem um (não me lembro do nome, mas na loja eles te orientam).

  65. […] (está em uma alta concentração, aproximadamente 15%): eu já escrevi sobre o óxido para o blog Stash. Recomendo que vocês não prossigam antes de ler o que escrevi lá. Mas resumidamente, o óxido de […]

  66. Leticia disse:

    Pedro,
    Tenho a pele sensível e melasma severo. Usava o Heliocare 90, mas a minha dermatologista disse que apesar de ser um bom produto, para quem tem melasma é mais importante conjugarr uma barreira física com o FPS do que propriamente usar um FPS alto. Hoje estou usando o Blockage da Dermage, com FPS 30, mas acho que deixa minha pele oleosa, queria mudar para algo mais matificante. Você por acaso sabe dentre esses protetores que indicou se algum é mais recomendado para melasma? Será que é melhor usar o filtro físico apenas ou tentar um protetor que tenha físico e químico?
    Outra coisa: como tenho dificuldade de reaplicar o protetor (+ maquiagem) durante o dia, faço reaplicação com um pó da Physician Formula (Healthy Wear FPS 50). Vc já ouviu falar desse produto?
    Obrigada!

    • Pedro disse:

      Leticia, muito embora o Sofina Alblanc Medicated UV Protect Emulsion SPF 50+ PA+++ prometa clarear a pele (além de proteger, claro), todos eles têm uma grande quantidade de “filtro físico” na fórmula. Portanto, em teoria, todos os que estão no post são interessantes. A exceção seria os da Clarins e Dermatus, por só terem dióxido de titânio (também é ótimo contra os UV-A, mas o dióxido de titânio não protege tão bem contra os UV-A quanto o óxido de zinco) e o da Shiseido da linha “global”, aquele da embalagem azul, pelo fato de o PA (proteção contra os UV-A) e o FPS (proteção contra os UV-B) serem mais baixos. Mas mesmo na linha global a Shiseido tem protetores com FPS e PA mais altos.

      Eu não sei se misturar protetor físico com químico proporcionaria uma proteção melhor. A Dra. Baumann (dermatologista) diz que sim e recomenda isso para quem precisa de muita proteção, mas não tenho certeza…

      Ah, voltando ao protetor da Sofina, ele vai do I a IV, sendo que a do I é a textura mais leve e a do IV a menos.

      P.s: eu também achei este protetor da Dermage bem oleoso. Não gostei. E quanto ao pó, não conheço, mas imagino que seja bom.

  67. Patrícia disse:

    Olá Pedro, parabéns por suas respostas esclarecedoras! Você demonstra ter um conhecimento enorme sobre dermatologia, além da extrema facilidade de se expressar e clareza. Gostaria de saber se tem alguma informação sobre filtro solar para usar em cicatrizes pós-operatórias. Tenho dúvidas sobre o que usar sobre uma cicatriz de pescoço, mas se o mesmo produto pode ser usado num rosto com histórico de acne. Se puder me indicar alguma coisa, ou uma para cada situação. Obrigada desde já!

    • Pedro disse:

      Olá, Patrícia. Não há nenhum protetor solar específico para isto, geralmente se usa o que se usaria em uma pele “normal”. De qualquer forma, eu pediria uma orientação para o próprio médico que recomendou aplicar protetor solar nas cicatrizes…

  68. […] m dos melhores protetores conhecidos – se não o melhor – contra os raios UV-A. Ler aqui meu artigo sobre óxido de […]

  69. juliana disse:

    pedro ;sou alergica a filtro solar gostei de saber q os filtros 100%fisicos nao causam alergia ;quero experimentar ;qual vc me indicaria e de preferencia q tenha aqui no brasil grata

  70. Pedro disse:

    Juliana, não escrevi que os protetor físicos não causam alergias. Escrevi que eles não costumam causar alergias.

    No Brasil, com boa textura e 100% físico, há os da Clarins que foram citados, os da L’occitane e o da Dermatus.

  71. Roberto disse:

    Olá…
    Assim como a maioria dos homens, tenho a pele muuuuito oleosa. Sou moreno médio e passo protetor solar no rosto antes de ir trabalhar de manhãzinha (trabalho em escritório). Ao decorrer do dia, a pele vai pingando óleo… Gostaria de saber se o protetor segura a proteção o dia todo, mesmo se a pele tiver oleosa?? Filtros físicos não fazem só uma camara superficial na pele, podendo sair com a oleosidade? Essa é minha dúvida… Grato pela atenção

    • Pedro disse:

      Eu não posso afirmar porque estas coisas são muito relativas. E não há nada no rótulo alergando que o produto protege a pele durante o dia inteiro. Mas pelo minha experiência pessoal e de muitas outras pessoas, o protetor da Bioré é altamente resistente ao suor e oleosidade.

  72. […] Óxido de zinco: protetor físico. Um das melhores substâncias que se conhece para proteger a pele contra os raios UV-A. Se não a melhor. A Sofina usa uma forma de óxido de zinco chamada Advan UV-Barrier Technology . Ler sobre aqui.  Além disso, escrevi um artigo sobre o óxido de zinco: aqui. […]

  73. ]anaina disse:

    OlA Pedro; muito esclarecedor o blog ; sou alergica a filtro solar e só me adapto c os físicos e gostaria de saber se o roc minesol mineral é filtro solar físico ? ele é muito oleoso ? pois atualmente o q uso e muito oleoso; porem minha pele jÁ é mega oleosa; grata.

  74. Veronica disse:

    Ola,
    sou nova aqui no blog, e estou amando!
    Estou lendo tudo e adorando…
    nao se se vcs podem me ajudar, espero nao estar atrasada…
    E que fiquei interessada nos protetores japoneses, so que a minha duvida e : eles sao seguros pra saude? e a outra duvida e que nao sei qual comprar o Sofina ou o Biore? a minha pele e oleosa, se vcs puderem me ajudar agradeço muito.
    Obrigada e parabens pelo blog!

    • Veronica disse:

      Esqueci de perguntar…
      Pode passar na regiao dos olhos?
      Obrigada

    • Pedro disse:

      Veronica, são seguros como protetores de qualquer outro país. Bioré e Sofina são os nomes das marcas, não os nomes dos produtos. O Bioré UV Perfect Face Milk SPF 50+ PA +++ é o mais matificante que conheço. Teoricamente também pode ser usados na área dos olhos, o problema é que vai matificar muito, o que não é um efeito desejado para esta área.

  75. RitaHr disse:

    Pedro, meus produtos chegaram!!! (Até aqui nos EUA demora, viu gente?!)
    Comprei o Sofina Perfect UV White Protect spf 50+ PA+++.
    Achei ótimo! Super sequinho, nada parecido com os zilhões de protetores químicos que já havia experimentado.
    Estou com dúvida em relação a quantidade a ser aplicada, Pedro! Não quero exagerar na quantidade nem passar tão pouco que possa alterar a eficácia do produto.
    Obrigada!!!

    • Pedro disse:

      Rita, todo protetor é testado da mesma forma (na verdade, há mais de uma forma de testar protetor solar, mas elas são praticamente iguais). Portanto, todo protetor deve ser aplicado praticamente na mesma quantidade para atingir-se o FPS do rótulo. E essa quantidade é de 2mg/cm2, o que dá mais ou menos uma colher de chá cheia para rosto, pescoço e orelhas.

    • Fernanda disse:

      Rita, este pra mim é o melhor protetor, depois que experimentei não quero nenhum outro. Melhor que protetor brasileiro, melhor que Chanel, Shiseido e melhor que outros japoneses! Quase morri quando deixei ele acabar e não deu tempo de encomendar antes de viajar em Dezembro, foram 30 dias de sofrimento! Depois que vc se acostuma com o Bioré é difícil suportar outro produto!

      • Pedro disse:

        Fernanda, quais tu conheces? (Curiosidade).

        P.s: a Rita se referiu ao Sofina White Protect, não ao Bioré.

        • Fernanda disse:

          Ah, eu achei que fosse o Bioré quando eu li, rs. Pedro, testei uma pancada no Brasil agora quando fui de férias, acho que no Brasil praticamente todos. Aqui fora já teste 2 da Shiseido uns 2 anos atrás que todo mundo falava que era bem sequinho e achei aceitável no mínimo, testei o Sofina, o Anessa amarelinho que comentei com você, o da Chanel usei durante um tempo (ainda tenho mas não consigo mais usar porque já acho oleoso), testei uma mousse primer-protetora Shu Uemura, testei MAC, testei um outro Sofina também diferente do White Protect, mas meu favorito é o Bioré perfect milk mesmo. Nem tem discussão!

          • Fernanda disse:

            Então, na verdade o Pedro me alertou que não foi esse que você comprou (eu estava cansada e na hora devo ter me confundido). Realmente o Sofina é bem decente, ultra seco, mas gosto ainda mais da textura do Bioré Perfect Milk SPF 50.

          • clarice disse:

            Oi Pedro,

            Deixa eu te fazer uma pergunta. Vc acha o protetor da Bioré tão bom quanto o da Sofina Jenne? Pq Nando acha que alguns são úmidos e o Jenne é bem seco.

            Fernanda eu tenho a pele oleosa será que esse da bioré serve pra mim? Ele deixa a pele seca quanto tempo?

            Bjos!!

        • Pedro disse:

          Já para mim o da Bioré matifica além da conta. hehe Minha pele está mais para normal.

          Eu sei que se eu falar em protetor que não matifica vais torcer o nariz, mas meu preferido atualmente é o Bioré UV Aqua Rich Watery Essence Water Base SPF 50+ PA+++. Ele não matifica porque a proposta dele é parecer que ele suma na pele como água (e água na matifica rs). To achando excelente, some mesmo! Acho interessante ter em casa para usar em um dia que a gente não queira matificação, mas também não queira nada oleoso…

          Vou mandar uma amostra à Adriana!

          • Adriana disse:

            To esperando ansiosamente!!! :)

          • Sara disse:

            Pedro, você já usou o elixir white fps 50 da shiseido? Comprei um kit na sasa que veio com loção, emulsão e protetor. Estou achando a textura do protetor identica a do anessa mild (excelente). Você sabe qual o percentual de filtros físicos na composição dele?

          • Pedro disse:

            A Shiseido não revela, Sara. Apenas nos EUA (e talvez em mais um ou outro país, se não me engano em Taiwan) as empresas são obrigas a informar a quantidade de filtro usada na fórmula, porque nesses países protetor solar é considerado medicamento, não cosmético.

  76. Eduarda disse:

    Oi, amei as dicas. Eu uso o o Minesol oil control da Roc, a mais de dois anos, mas a mais ou menos seis meses começaram a aparecer umas manchas de cor acastanhadas no meu rosto, vou no dermatologista, só gostaria de saber a sua opinião, será q o protetor com o tempo acostuma e temos q troca-lo ou é besteira minha, rs. e Achei interessante este protetor da Sofina Alblanc, será q posso usa-lo, já q tenho pele oleosa? Obrigada e amei descobrir este site, bjs.

    • Pedro disse:

      Não “acostuma”, não. Mas provavelmente o FPS do protetor está sendo baixo para as tuas necessidade. Ou estás aplicando uma camada muito fina (para atingir o FPS declarado no rótulo, é necessário aplicar aproximadamente uma colher de chá cheia de protetor para o rosto, pescoço e orelhas).

      Sim, o Sofina Alblanc (I) é específico para pele oleosa. O II é para pele normal. O III para pele seca. E o IV para pele muito seca.

    • silvia disse:

      Tambem usei o Minesol e fiquei com manchas acatanhadas, tenho até um palpite que seja por causa de um tal extrato de soja que tem no produto, já li que quem tem tendencia a manchas não deve usar produtos que tenham soja na composição, mas eu não sei até que ponto isso seja verdade.

  77. Eduarda disse:

    Obrigada, valeu pela dica, acho q estou passando menos do que devia, vou tentar comprar este da Sofina, achei um pouco caro, mas deve valer a pena, bjs e obrigada mesmo.

  78. Cris disse:

    Pessoal, sou novata por aqui. achei vcs pq estava pesquisando sobre o cosmolan, filtro solar….e assim vai. Sabem se consigo comprar o filtros da Bioré em Buenos Aires.
    Ah Parabéns para todos…galerinha bem informada. Muito legal!

    • Pedro disse:

      Não encontras, Cris. Infelizmente nenhum protetor solar da Bioré é vendido no ocidente.

      • Fernanda disse:

        Pedro, vc conhece a marca Suqqu? O que vc conhece deles? Abriram um estande na Selfridges, fiquei bem curiosa!

        • Pedro disse:

          Oi, Fernanda. Ainda não usei nada da Suqqu porque a marca é mais famosa pela maquiagem, embora também tenha skin care. Isso faz com que eu acabe esquecendo.

          Mas sei que no Japão é uma marca de lojas de departamento, e não popular (no sentido de ser menos acessível).

          Fui dar uma olhada na @cosme, que é uma espécie de Makeupalley gigante e japonesa, e quase tudo da Suqqu está muito bem cotado. Principalmente as bases, batons e sombras. Isto, por exemplo, está entre os 10 mais bem cotados da categoria (em sexto lugar):

          http://www.suqqu.com/global/product/color/balancing_eyebrow.html

          Agora, caro por caro, pessoalmente também olharia as coisas da Kanebo, que também é vendida aí. Acho os produtos da Kanebo excelentes. Mesmo. :)

          • Fernanda disse:

            Ah tá, rs. É que eu só vou na Harrods pra levar algum amigo turista, o que acontece 2 ou 3 vezes por ano só. Dependendo da época do ano é uma verdadeira selva turística, lotado e cheio de gente rodando e comprando p**ra nenhuma se é que você me entende. Fora que o conceito de beauty hall deles é claustrofóbico pra mim, as marcas se espalham por 4 ou 5 salas diferentes e os vendedores acham que você é turista deslumbrado e ficam tentando te enfiar qualquer porcaria, não têm muita paciência. Eu sempre dou preferência pra comprar na Selfridges que além de ser num lugar mais central é mais fácil de navegar e os vendedores não te tratam como um idiota, sabe? Harvey Nichols também é boa de comprar. De qualquer forma tenho que ir a Harrods ver a base da Dolce & Gabbana e aí aproveito pra ver Kanebo também.

  79. Isabela disse:

    Pedro, sabe o teor de TiO2 e ZnO no Sofina Perfect UV White Protect?
    E qual seria o correspondente a esse na linha Anessa em termos de textura e protecao?

    • Pedro disse:

      Não sei, Isabela. O fabricante não divulga, já que o Japão não exige isso. Apenas raríssimos países do mundo exigem isso. Que eu saiba, apenas Estados Unidos (porque lá protetores são considerados medicamentos) e, se não me engano, Taiwan. Mas o de ZnO é em torno de 13%.

      Não há similar na linha Anessa. A linha Anessa deixa uma sensação oleosa para o padrão japonês. A linha mais matificante da Shiseido é a global, esta que é vendida aqui no Brasil.

  80. […] – protetor físico que protege contra os raios UV-B e UV-A, mas principalmente os UV-B. Ler aqui  meu artigo sobre protetores […]

  81. […] – protetor físico que protege contra os raios UV-B e UV-A, mas principalmente os UV-B. Ler aqui  meu artigo sobre protetores […]

  82. […] que destaco é que o produto contém protetores/filtros potentes também contra os raios UV-A, como óxido de zinco. Além disso, tem três derivados de ácido hialurônico para ajudar a combater o ressecamento da […]

  83. […] Outro artigo que recomendo é um que escrevi sobre protetores físicos, onde cito diversos de marcas japonesas. Clicar aqui. […]

  84. clarice disse:

    Oi Pedro,

    Deixa eu te fazer uma pergunta. Vc acha o protetor da Bioré tão bom quanto o da Sofina Jenne? Pq Nando acha que alguns são úmidos e o Jenne é bem seco.

  85. i disse:

    Nivea Protect water Milk SPF 50+ PA +++…estou usando e acho ótimo apesar de ter pele seca, no verão ele nw fica oleoso!…dá uma matificada sim, nw fica branco de jeito nenhum..para quem tem pele oleosa acredito q venha a ser a melhor opçcao….uso tbm o bioré uv mild care milk spf 30 PA++,esse sim dá aquele brilho q eu adoro…pele oleosa passe longe>>> fica brilhando q nem um espelho kkkk…eu adoroooooooooooo, no inverno então é uma maravilha…
    Mas aprendi isso depois q dei uma olhada aqui viu…sozinha nw ia conseguir nunca…já comprei coisas q repuxaram minha pele por nw saber do q se trata kkkk…agora q te encontrei Pedro já entro na farmacia sabendo de tudo kkkk.

    • Ivetty disse:

      Uma observação>>>>o bioré uv mild care milk nw fica como oleo e sim com brilho…como q eu explico isso gente!?parece q apele ta hidratada com um gel kkk…nw consegui né…eita láaaaaaaaaaaa

    • Adriana disse:

      Esse da Nivea não vende aqui no Brasil não, né? bjs.

      • Pedro disse:

        Não, Adriana. Só no Japão mesmo.

        Ivetty, ainda não conheço o Bioré Mild Care. Mas realmente deve ser mais emoliente, já que é mais voltado a bebês.

        • Ivetty disse:

          Menino vc sabe tudooo kkk…nw é q é mesmo ,tem a foto de um bb na embalagem e me tokei agora q qdo eu comprei foi pra usar na minha filha por ser uma embalagem q tem mais produto eu pensei assim>>>dá pra passar no corpo dela tbm pra ir pra escola….
          É isso mesmo ele serve tbm para bbs.
          E um dia lendo seu blog e NW USANDO PROTETOR DIARIAMENTE, eu pensei em usar um pouco dele no rosto e ameiiiiiiiii o brilho kkk.Claro q fui correndo na farmacia pra ve um outro pro rosto q nw sou boba de reluzir tanto no verão e achei esse da Nivea q eu tbm ameiii.Só pra concluir esse Bioré tem em gel tbm!bjks

  86. […] tudo tipicamente japonês neste protetor solar: grande quantidade de óxido de zinco, textura muito fluida, secagem rápida, ingrediente prometendo clarear a pele (extrato de […]

  87. Daniel disse:

    Pedro, me diga por favor se o Shiseido Anessa Mild Face Sunscreen é feito só de filtros físicos? E entre ele e o Clarins ClarinsMen UV Protection Oil Free SPF 40, qual você prefere? Estou pensando em testar também o Sofina Alblanc Medicated UV Protect Emulsion, mas não está claro aqui se ele tem filtros químicos. Sempre tenho reações com filtros químicos.

    • Pedro disse:

      Sim, Daniel. O Shiseido Anessa Mild Face Sunscreen é 100% físico. Prefiro o da Shiseido, já que o da Shiseido tem óxido de zinco e dióxido de titânio, enquanto que o da Clarins tem apenas dióxido de titânio. Protetores com óxido de zinco tendem a proteger melhor a pele contra os UV-A do que protetores contendo apenas dióxido de titânio. Além disso, o da Clarins é bem perfumado, o que não aprecio,

      O da Sofina que tu citaste não é totalmente físico.

      Os que não são totalmente físcos vêm depois do título “Protetores Solares QUASE 100% Físicos”. Os que são totamente físicos vêm antes deste título.

  88. […] Óxido de zinco é vendido sob a forma de um pó branco, sendo extremamente usado em uma ampla gama de produtos, como maquiagem e protetor solar (devido a sua excelente capacidade de proteger contra os raios UV-A, entre outros benefícios). Também é muito usado em pomadas para prevenir “assaduras” em bebês e alimentos, como um aditivo indireto. Escrevi mais sobre os benefícios do óxido de zinco aqui. […]

  89. […] 7 – Usar protetores solares somente com “filtros físicos”. […]

  90. Monica disse:

    Olá! Excelente post! Parabéns!
    Quando vi o meu filtro solar preferido o Bioré, fiquei louca! Existe algum similar a esse? A pele se transforma completamente quando uso esse filtro. Nem precisa de base, ele praticamente é um filtro com primer. :) O problema é que estou morando em Portugal e gostaria de saber se existe algum como ele. Aqui é possível comprar a maioria das marcas francesas e americanas. Obrigada.

  91. Fernanda disse:

    Olá, gostaria de saber se posso utilizar um protetor solar químico (minesol oil free) por baixo e por cima um protetor físico ou se o contrário também, utilizar por baixo um protetor físico e por cima um químico (adcos tonalizante)???
    Tem problema um adulto utilizar os protetores físicos que estão no mercado brasileiro para bebês como a da natura e da Johnson? Tem o mesmo efeito?
    Na sua opnião, qual é o protetor físico mais resistente à água? Pois faço muitas atividades ao ar livre e natação.
    Desde já agradeço a atenção.
    Grata.

    • Pedro disse:

      “lá, gostaria de saber se posso utilizar um protetor solar químico (minesol oil free) por baixo e por cima um protetor físico ou se o contrário também, utilizar por baixo um protetor físico e por cima um químico (adcos tonalizante)???”

      Podes fazer de ambas as formas.

      “Tem problema um adulto utilizar os protetores físicos que estão no mercado brasileiro para bebês como a da natura e da Johnson?”

      Nenhum.

      “Tem o mesmo efeito?””

      Sim.

      “Na sua opnião, qual é o protetor físico mais resistente à água? Pois faço muitas atividades ao ar livre e natação.”

      Tem de ser 100% físico? Se não, é o Bioré UV Perfect Milk SPF 50+ PA+++. Mas precisarás de um óleo de limpeza para removê-lo.

  92. Marcella disse:

    Pedro, os protetores solares físicos protegem mais que os químicos??? E tem maior poder de fixação???

    Eu tô querendo comprar o bloqueador solar baby Johnson 40, pois é o único que encontrei na farmácia aqui perto, você sabe me dizer se ele é bom? Deixa o rosto muito branco? Tem alto poder de fixação?

    Obrigada.

    • Adriana disse:

      Marcella: eu uso esse protetor da Johnson no meu filho de 1 ano. Ele literalmente gruda na pele (é bem difícil de remover) e deixa esbranquiçado sim. Além disso é pesadíssimo para usar no rosto. E pra mim eu acho que ele poderia proteger melhor, tanto é que não vou recomprar. bjs.

      • Marcella disse:

        Obrigada pela dica Adriana, literalmente desisti dele. Qual que você usa em você e recomendaria? Quero um com alto poder de fixação, como esse baby da Johnson. Bjs.

  93. […] de ler este post, ler o post sobre protetores físicos que fiz para o […]

  94. […] muito oleosa. Também não é muito transparente, até porque contém uma alta concentração de protetor físico na fórmula. Mas nada a ponto que deixe o rosto da pessoa com um aspecto […]

  95. […] mais detalhes sobre protetores físicos, ler este artigo que […]

  96. […] protetor solar é praticamente 100% físico. Recomendo que vocês leiam este artigo que escrevi sobre protetores físicos. Caso contrário – salvo para quem entende do assunto […]

  97. […] 50+ PA+++ (também da Amore Pacific) é excelente. Mas por conter uma quantidade realmente alta de protetores físicos, pode deixar a pele e a maquiagem um pouco cakey no início. Já com este pó, por ter um FPS um […]

  98. […] a oleosidade da pele ao longo do dia e protege a mesma contra os raios UV. Por ser à base de protetores físicos, levemente esbranquiçados, ajuda a esconder o vemelhidão, algo frequente em quem tem acne (muito […]

  99. Fabiana disse:

    Uso protetor solar físico manipulado poque eu tenho alergia aos outros, só que deixa minha pele muito branca, gostaria de saber se eu posso misturá-lo com a base antes de aplicar?

  100. Juliana disse:

    Pedro, eu olhei todos os comentários e não vi ninguém perguntar do photoderm max. Pelo fórmula não parece ser químico. Vc conhece?

  101. […] Dióxido de titânio é um pigmento não usado apenas em protetores solares, mas também em bases (sejam em pó ou não) e corretivos, por oferecer uma cobertura marcante. Às vezes em iluminadores também, por ser esbranquiçado. […]

  102. Juliana Schlup disse:

    Em pleno 2012 e esse post ainda faz sucesso!
    Uso o Compact Teinté Très Haute Protection SPF 50 e ele é simplesmente fantástico! Aqui no Brasil é carinho (R$119,99 em média) e como precisamos reaplicar o protetor ele não dura mais que um mês.
    Só que ele esconde as manchas, dá um efeito seco (para quem tem pele oleosa como eu) e super combina com a cor da minha pele.
    Eu recomendo!

  103. Mariana disse:

    OI Pedro! Parabéns pelo post! Completíssimo e super esclarecedor.
    Você sabe me dizer se para o uso em esportes aquáticos (natação) qual opção é mais eficiente, químicos ou físicos? Considerando que o objetivo é que quanto menor a quantidade de produto que sai na água, melhor, imagino que os físicos, bem espessos e “grudentos” sejam melhores… Nesse caso, alguma sugestão? Sei que é o contrário do que vc busca, mas quem sabe vc pode me ajudar? :) .
    Abraços,

  104. […] que destaco é que o produto tem óxido de zinco e Univul-A Plus, dois ingredientes considerados excelentes contra os raios […]

  105. Fabiana disse:

    minha dermatologista me receitou um protetor físico manipulado: dioxido de titânio 8% e óxido de zinco 5% gostaria de saber se protege tanto quanto um protetor físico industrializado?

  106. […] protetores solares contêm alta concentração de dióxido de titânio e óxido de zinco, que são protetores físicos. Protetores solares físicos, mesmo os mais modernos, podem deixar um pouco de white cast […]

  107. […] a alta proteção contra os UV-A (leiam aqui o que significa “PA+++”), há o excelente óxido de zinco e o Univul-A […]

  108. Fabiana disse:

    Olá Pedro, obrigada pela sua resposta. Eu gostaria de saber se você sabe de alguma marca de filtro solar 100% físico com alto fator de proteção, por exemplo 60, e que seje cor de base? eu encontrei navegando pela internet o eucerin fps 60 sun creme facial tinted será que ele é 100% físico? eu tenho alergia a filtro químico atualmente estou usando o natura fotoequilíbrio bebê porque eu não estava gostando do manipulado, mas ele deixa a pele bem branca e oleosa. Obrigada.

  109. Karol disse:

    Pedro queria te fazer uma pergunta, tem a ver com um creme americano que descobrir tipo um peeling ele se chama: Skin Culture Peel ele tem tres tipos de níveis: Skin Culture Peel 2000,3000,4000 os níves depedem do grau de “descamação” que sua pele precisa. Conheci esse creme através de um blog e lí maravilhas sobre ele, que é ótimo para tirar cicatrizes de espinhas, manchas, diminuir os poros,tô louca pra testar,pois tenho algumas cicatrizez do meu rosto.Mas to com medo de usar e piorar a minha pele, vc ja ouviu falar desse peeling? o que acha?

  110. Fabiana disse:

    Olá, quais filtros 100% físicos vc me indicaria, que não deixe a pele branca,ah eu andei pesquisando e encontrei o physical fusion uv defense da skin ceuticals, será que ele é 100% físico? Obrigada.

  111. Vanessa disse:

    Olá, gostei muito do texto e respeito a marca KAO, já ouvi outros blogueiros falando bem e estou louca para comprar, mas fiquei com medo por ser uma empresa japonesa e após ter acontecido o acidente da usina nuclear temo que a água utilizada para fabricação dos cosméticos esteja contaminada! O que você acha disso? Fico no aguardo da sua resposta!

    • Pedro disse:

      Vanessa,

      Não existe nenhum fundamento justificando tal temor.

      A ANVISA não está com nenhum tipo de restrição a importações do Japão, uma vez que não há qualquer indício que eles possam oferecer riscos em virtude do aciedente nuclear… (Nem qualquer outra agência reguladora do mundo, como o FDA. Nem a da China, que tem “implicância” contra o Japão por motivos políticos).

      Várias matérias primas usadas em alimentos nossos do dia a dia são importadas do Japão. Em cosméticos e medicamentos produzidos aqui também há várias matérias primas japonesas… Se tivesse algum problema, nem muitos produtos genuinamente nacionais poderíamos estar consumindo…

      Além disso, o acidente nuclear foi mais ao norte. Pelo que japoneses me informaram, não há fábricas de cosméticos perto. As fábricas de cosméticos ficam mais ao sul do Japão.

      E mesmo que fosse, ainda assim o risco seria extremamente pequeno porque uma fábrica de cosméticos costuma ser um ambiente muito controlado, todos os ingredientes costumam ser testados antes do uso – inclusive a água, seja aqui ou no Japão.

      Próximo ao acidente nem o transporte de matérias foi permitido ser feito…

      Este é um trecho divulgado por uma agência japonesa logo após o acidente:

      “(…) We, Japan Cosmetic Industry Association state that cosmetics produced in Japan will not in any way adversely affect consumers’ health due to radioactive substances released into the atmosphere by the recent accident at Fukushima Nuclear Power Plant I. (…)”

      • Vanessa disse:

        Olá Pedro!!!
        Muito obrigada pela sua resposta!!
        É sempre bom perguntarmos para quem entende do tema, porque eu, leiga, fiquei com esse receio mas você me esclarecendo me sinto muito mais tranquila, obrigada mesmo por me responder e prestar este serviço a toda a população, seu trabalho é muito bom!
        Um grande abraço!

  112. Fabiana disse:

    o phisical fusion mesmo tendo cor de base ele continua 100% físico? será que vale a pena comprar? dentre os outros 100% físicos ele é o que mais me agrada. Obrigada estou amando seu post, na internet dificilmente a gente encontra assuntos relacionados a filtro físicos, ele é muito esclarecedor. Abraços!!!

  113. Vagner Bochi disse:

    Olá Pedro, tenho uma duvida eu jogo Tenis, e consequentemente transpiro bastante, tenho uma pele bem clara e devido ao suor varias vezes acabo com o pescoço vermelho um jogo as vezes dura 2h e depois que comessou suar é difícil reaplicar o protetor solar, parece que o protetor se mistura ao suor se secar ele já era queimadura na certa, oque você me recomenda usar, protetor solar bloqueador, podia me informar marca e modelos que eu pudesse testar?

  114. […] físicos, para quem quiser saber mais sobre protetores físicos e/ou químicos, leiam este post aqui no Stash), sem perfume, sem álcool e sem corantes. Possuí óxido de zinco, provavelmente com […]

  115. […] não deixa resíduos esbranquiçados desagradáveis. A fórmula conta com aproximadamente 9% de óxido de zinco. Uma concentração efetiva, porém não suficientemente alta para deixar o produto com uma textura […]

  116. Fabiana disse:

    Olá Pedro, eu tenho uma dúvida, já que os filtros solares físicos funcionam como uma barreira impedindo a entrada dos raios solares, se eu passar uma base líquida depois de passar o filtro solar eu não estarei removendo essa camada de filtro físico que funciona como um escudo de proteção e diminuindo assim sua eficácia?
    Estou perguntando porque eu tenho vontade de usar base líquida mas fico na dúvida se isso vai diminuir a proteção. obrigada.

  117. joao paulo disse:

    olá pedro gostaria de saber se vc conhece o hidratante “pore refining stay -matte hydrator” da clinique. essa marca é confiável? há, estou pensando tb em comprar o serum 10 da skinceuticals. vc indicaria? minha pele é super oleosa e eu uso o bioré milk.

  118. disse:

    Pedro , depois da triste noticia que minhas manchas facias são melasma te descobri e graças a vc estou me blindando literalmente do sol…rs
    estou usando o SOLANOVEIL BB Milk Sunscreen Lotion 40ml SPF50 PA+++ e gostando muito, mas minha dermatologista achou o PPD dele relativamente baixo, seria 8+ mesmo?
    gostaria de uma opção com base, teria alguma indicação?

    • Pedro disse:

      Jô, quando o produto fou lançado PA+++ significava que o PPD dele era 8 ou maior, podendndo ser 30, por exemplo.

      Mas agora isso foi revisto e existe o PA++++. PA++++ significa que o PPD é no MÍNIMO 16.

      A Shiseido está para lançar um B.B. Cream PA++++, aviso no meu blog quando for lançado.

      De qualquer modo, para atingir-se o FPS declarado no rótulo, todo protetor solar precisa ser aplicado em quantidade generosa. Imagino que não faças isto com o B.B., já que é uma espécie de maquiagem. Pessoalmente usaria o protetor tradicional por baixo e o B.B. por cima.

      • disse:

        Oi Pedro,

        O meu questionamento foi em função da minha rotina estar meio pesada ultimamente, com o tratamento das manchas tenho que aplicar dois cremes pela manhã e o protetor e me maquiar, e depois do almoço fazer o double cleansing e reaplicar tudo de novo…perco um tempão.
        gostei muito do SOLANOVEIL BB Milk Sunscreen Lotion 40ml SPF50 PA+++ mas o processo de retirada me ocupa muito e não tem base ao contrário do que li nesse link http://belezaesaude.com/solanoveil-bb-milk/ , por isso estou buscando opções para otimizar meu tempo, já pensei em trocar para um protetor já com base e matificante a Vânia me sugeriu o http://www.vaniacosmetics.com.br/index.php/produtos/bb-cream3/32-missha-perfect-cover-bb-cream , vc conhece ? tem bom fator de proteção e é matificante?
        Outra opção seria mudar para um protetor que não necessitasse de demaquilante como BIORÉ Aqua Rich Watery, mas me disseram que ele não é indicado para pele oleosa, teria alguma opção …help me!!!

        • Pedro disse:

          Pessoalmente não gosto dos B.B. da Missha. Não acho a proteção muito bos e acho que deixa sensação de oleosidade.

          Já comentei sobre inúmeros produtos com FPS alto, cor e que são bem matificantes no meu blog. Um exemplo é este da Kanebo:

          Kanebo Allie Lasting Liquid N SPF 50+ PA+++

          http://easttowestskincare.com/2012/02/20/maquiagem-que-pode-ser-usada-ate-para-mergulhar/

          Mas com certeza vais precisar de um demaquilante para retirá-lo…

          • disse:

            Pedro ,entrei no site da Ichibankao mas não consegui ver quanto fica o frete para o Brasil do Kanebo Allie Lasting Liquid N SPF 50+ PA+++, vc tem uma idéia?
            li também sobre o lançamento da Kanebo Allie UV BB Liquid (SPF 50+/PA+++).
            seria melhor esperar e comprar o BB?

          • Pedro disse:

            Onde está escrito “FAQ” há informações sobre o frete:

            http://www.ichibankao.com/Pages/FAQ.aspx

            Como está explicado, o frete já está “embutido” nos preços dos produtos. Mas se quiseres com rastreio (mais seguro), tens de adicionar a opção “Registered Mail” no “carrinho”. Neste caso sai 300 Ienes a mais, aproximadamente R$ 6,50.

            Não sei se o novo B.B. da Kanebo é melhor que o outro produto citado…

  119. […] com ADVAN, uma forma de óxido de zinco desenvolvida em conjunto com a Kanebo e Kao e um dos melhores protetores que se conhece contra os […]

  120. […] 1 – Protetores Solares Físicos, aqui. […]

  121. Ágatha Vieira disse:

    Outra grande resenha!!
    Super completa, esclarecedora e detalhada!
    Obrigada pelas informações preciosas!
    Belo trabalho!

    • Mariana Gomes disse:

      Pedro,

      Após ler várias reportagens no seu site, Stash e o Salada médica decidi comprar o primeiro produto oriental que foi o Protetor solar Bioré Perfect Face Milk. Quanto ao óleo e a espuma acabei ficando em dúvida em qual comprar diante da diversidade de marcas. Tenho pele oleosa com cravos e espinhas. Você poderia me aconselhar sobre algum? Queria um produto matificante. E se caso você puder me aconselhar sobre um produto bom também para algumas manchinhas no rosto também agrdeço. Existe no mercado oriental algum produto clareador para manchas nas axilas? E acabei não entendendo muito bem sobre a função da vitamina c que muitas pessoas usam em conjunto com os outros produtos orientais.

      Desde já agradeço.

  122. […] como todos os protetores da Curél, estes dois são 100% físicos e contam com ceramidas e extrato de […]

  123. […] vários detalhes sobre o produto, como a composição – que por sinal, tem o excelente óxido de zinco e […]

  124. […] o dia, oferecendo FPS 35 e PA++. O diferencial já começa aí… O creme para o dia contém dióxido de titânio que, além de proteger a pele contra os raios UV, já ajuda a esconder as olheiras, por ser um […]

  125. […] que contém alta concentração de óxido de zinco, para excelente proteção contra os […]

  126. Stéfanie Stefaisk disse:

    Desculpa se eu estiver fazendo pergunta repetida, mas é que não consegui encontrar nos comentários, mas gostaria de saber se protetores físicos (especialmente o Bioré Perfect Face Milk) aumentam a oleosidade da pele, pois tenho tendência a oleosidade e evito produtos que a piorem. Obrigada e parabéns pelo post! Muito esclarecedor!

  127. Pedro disse:

    Muitos podem até ajudar a absorver a oleosidade da pele, Stéfanie. O citado da Bioré é bem seco.

  128. […] UV Lotion SPF 50+ PA+++ é um protetor solar 100% físico para proteger a pele seca, sensível e […]

  129. […] também que o produto contém uma alta concentração de protetores físicos, para uma ótima proteção contra os UV-A e […]

  130. Juliana disse:

    Olá querido! Eu uso o protetor da Ada Tina – 50- Normalize Mate, este protetor é físico ou químico? Você conhece ou tem alguma opinião sobre ele? Gostaria de saber mais sobre sua eficácia. Obrigada!:D

  131. […] clicar aqui para ler a lista. É um protetor solar japonês típico, com grande quantidade de óxido de zinco, para uma excelente e longa proteção contra os […]

  132. […] que tem grande quantidade de óxido de zinco, o que pode ser […]

  133. Pepa Chacón disse:

    Olá Pedro, gostaria de saber se o Nivea Protect Mild Milk Sunscreen SPF 50+ PA +++ precisa de óleo para ser removido. Você já testou ou tem referências de um produto parecido, o Nivea Sun Protect Water Gel Super Sunscreen? Grata.

  134. Pepa Chacón disse:

    Pedro, esqueci de perguntar sobre o Biore UV Aqua Rich Watery Essence, já testou, recomenda?

    • Pepa Chacón disse:

      Desulpa, Pedro, acabei de ver sua resenha acima sobre esse produto. Por favor, desconsidere.

      • Pepa Chacón disse:

        Desculpa a insistência, esse protetor é físico? Precisa reaplicar a cada 2 horas?

        • Pepa Chacón disse:

          Outra pergunta (hoje tirei o dia para pesquisar sobre protetores solares e estou cheia de dúvidas). Ouvi falar que é preciso usar protetor solar na frente do computador, mesmo nos notebooks, devido à radiaçao, e com certo tipo de luzes artificiais. Eu costumo usar protetor solar apenas para sair na rua, tem uns dois anos que uso o Minesol spf30 da ROC. Minha pele é mista, mas moro em Salvador e nos dias quentes e húmidos ela tende a ficar oleosa, principalmente na zona T. Ao igual que algumas das moças que publicaram comentários acima, estou com uma mancha acastanhada na testa, provavelmente um melasma produzido pelo uso de anticoncepcionais. Tenho conseguido eliminar outras manchas do rosto, mas essa persiste teimosa. Será justamente porque nao aplico protetor para ficar na frente do computador, onde passo boa parte do meu dia? Também acho difícil reaplicar o protetor, especialmente quando saio pra rua maquiada. É complicado aplicar uma colher de chá de produto encima da maquiagem a cada 2 horas. Ouvi falar das bases em pó com spf, tenho uma da Adcos e aplico às vezes, mas a quantidade é tao pequena que nao sei se dá conta do recado. Igualmente, é difícil aplicar uma camada grossa de pó, fica com aparência de “reboco”. Alguma sugestao? Resumindo:
          – Precisamos de proteçao solar na frente do computador e com determinados tipos de luzes artificiais?
          – Como reaplicar o protetor durante o dia sobre a maquiagem?
          Muito obrigada.

    • Pedro disse:

      Também há resenha do mesmo no meu blog.

      • Pepa Chacón disse:

        Muito obrigada pelas suas respostas e indicaçoes, Pedro, me ajudaram muito. Minha preocupaçao com os filtros físicos a base de silicones é que eles acabem obstruindo os poros e impedindo que a pele respire, provocando espinhas. Você tem referências ou impressoes à respeito?
        Abraço

        • Pepa Chacón disse:

          Existe algum protetor com filtro físico que nao seja a base de silicones e que tenha essa textura leve e mágica dos protetores japoneses?

          • Pedro disse:

            Infelizmente não.

          • Pedro disse:

            A quantidade para protetores solares é de aproximadamente 2,5mL para as regiões citadas… Talvez de mais do que uma mulher de chá, visto que a densidade dos líquidos é menor do que a de protetores cremosos.

            Quanto ao pó, não sei, não sei também se existe uma regulamentação. Mas provavelmente é muito, muito mais do que o que uma pessoa normalmente usaria, por isto não substituiria completamente o protetor solar tradicionar pelo pó.

          • Pedro disse:

            Pepa, no meu blog eu comentei sobre vários protetores com cor, sugiro dar uma lida nos posts antigos e ir anotando o que parece interessante ao teu caso. Aqui no Stash também há algumas resenhas de protetores com cor feitas pela Adriana.

            Infelizmente não tenho como indicar nada especificamente para ti porque precisaria de várias outras informações sobre a tua pele, preferências pessoais etc.

        • Pedro disse:

          Depende muito dos silicones usados. Os silicones podem ter propriedades bem diferentes uns dos outros. Há alguns, por exemplo, que são voláteis, que evaporam rapidamente da pele…

          • Pepa Chacón disse:

            Pedro, muito obrigada mais uma vez pelas suas respostas. Mais uma questao: assim como a quantidade indicada para os protetores solares líquidos é de uma colher de chá para rosto, orelhas e pescoço, você saberia indicar qual é a quantidade recomendada para os protetores em pó?

          • Pepa Chacón disse:

            Pedro, se aplicarmos um filtro químico na quantidade recomendada e após uma base líquida ou cremosa com filtro físico, a quantidade da base deve ser a mesma que a do filtro químico para que seja realmente eficaz contra a luz visível?

          • Pedro disse:

            Não necessariamente. Talvez possa menor. Mas infelizmente quase não existem estudos sobre isto, portanto qualquer resposta supostamente mais precisa da minha parte (ou de qualquer outra pessoa, inclusive profissionais da área), seria mais um chute.

          • Pepa Chacón disse:

            Pedro, estou querendo comprar um filtro que proteja da luz visível para ficar em casa trabalhando no computador. Qual você me indicaria, que tenha aquela textura mágica japonesa tao leve e que deixe a pele respirar? Tenho 38 anos, pele mista e moro no Nordeste. De preferência, que seja hidratante e, se possível, anti-idade.

          • Pepa Chacón disse:

            Pedro, o protetor que estou procurando é sem cor mesmo, um que tenha filtro físico, mas cuja composiçao de silicones nao obstrua os poros e deixe a pele respirar.

          • Pedro disse:

            Pepa, a possível obstrução dos poros é algo muito particular. Um mesmo produto pode obstruir os poros de uma pessoa e não obstruir de outra. Logo, só testando para saber… Continuo sugerindo que tu leias as diversas resenhas no meu blog e aqui e ir anotando o que parece interessante para ti, até chegares a um protetor solar que gostes – o que pode demorar.

          • Pepa Chacón disse:

            Muito obrigada Pedro pela sua gentileza em responder minhas intermináveis perguntas. Com certeza vou continuar procurando resenhas no seu blog. Grande abraço!

  135. […] para proteger, conta, por exemplo, com os poderosos dióxido de titânio e Tinosorb S, garantindo proteção extrema contra os UV-B (FPS 50+) e UV-A […]

  136. […] É um protetor solar tipicamente japonês, ou seja, à base de ingredientes bastante caros (silicones) e os poderosos óxido de zinco e dióxido de titânio. […]

  137. […] É um protetor solar tipicamente japonês, ou seja, à base de ingredientes bastante caros (silicones) e os poderosos óxido de zinco e dióxido de titânio. […]

  138. […] a proteção solar, conta, por exemplo, com os poderosos dióxido de titânio e óxido de zinco. Além de Tinosorb […]

  139. Fabiana disse:

    Olá, adoro seu post, eu gostaria de saber se esse protetor solar em pó da bareMinerals é 100% físico? Pelos comentarios acima vi que vc tem um blog também sobre protetores físicos com cor, por favor e passe o link. Obrigada.

  140. […] que destaco: alta concentração de óxido de zinco, para uma proteção eficiente e prolongada e Camomila ET. Por favor, cliquem aqui para ler sobre a […]

  141. […] Por favor, não leiam esta resenha antes de ler o artigo que escrevi sobre protetores físicos. […]

  142. […] 100% físico. Portanto espere algum white cast. Parece uma excelente opção para quem tem melasma e, ao mesmo […]

  143. […] protetor com alta concentração de protetor físico. Resenhei a versão antiga aqui, até que ponto a versão nova é parecida eu não […]

  144. […] Conclusões pessoais: Ele é tão invisível que a gente chega a duvidar da eficácia do produto. Mas o Bioré Milk possui partículas minúsculas de óxido de zinco em sua formulação (que é o que proporciona esse efeito matificado na pele), sendo portanto um filtro físico, considerados melhores que os filtros químicos em diversos aspectos – incluindo a praticidade de não ter que aguardar 20 minutos para a exposição solar. Para saber mais sobre isso tem esse texto bem legal aqui. […]

  145. […] protetor solar 100% físico, contendo os poderosos dióxido de titânio e óxido de zinco. Clicar aqui para ler meu artigo sobre protetores solares […]

  146. […] em gel que oferece proteção 100% física. De acordo com a empresa, é um gel “leve”. Conta com derivado de vitamina C, ácido […]

  147. […] vista aqui. Para uma proteção UV-A extremamente alta, além de alta concentração do poderoso óxido de zinco, que já era usado na fórmula anterior, agora o produto também conta com Tinosorb S […]

  148. […] Este protetor solar conta com “ativos” bem poderosos, como o Tinosorb-S (BIS-ETHYLHEXYLOXYPHENOL METHOXYPHENYL TRIAZINE) e o dióxido de titânio. […]

  149. […] protetor leve e 100% físico para pele sensível. A fórmula é bastante minimalista, para evitar problemas. Deve ser […]

  150. […] balm não pegajoso e à base de protetores físicos (FPS 14/PA+). Enriquecido com […]

  151. Dalila Nascimento disse:

    Olá
    Gostaria de saber de um bom protetor solar físico para usar a noite contras a luz de computadores e outras… Mas tenho a pele muito oleosa, muito mesmo e gostaria de um bom protetor que tenha no Brasil!

  152. ANA LUIZA disse:

    Minha tem alergias a vários protetores, único que consegui passar no rosto dela, “JOHNSON’S BABY” mas,
    infelizmente sumiu do mercado. Não sei por qual substituir pois os outros ardem muito na pele dela.
    Li este artigo todo e fiquei confusa por qual optar. Sei que tem que ser um produto 100% mineral e suave ao ponto de bebê usar. Alguém me ajude.

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>