Clinique 3-Step Men

14 set 2011

Este post foi escrito pelo nosso colaborador, Pedro

Um “panorama”  do “Sistema 3-Passos” da linha Clinique Skin Supplies For Men

O “Sistema-3 Passos” de Clinique é uma proposta de cuidados diários para a pele que se baseia na limpeza, esfoliação e hidratação.

1º Passo: limpeza

Para a limpeza, a linha Skin Supplies For Men conta com os seguintes limpadores:

- Face Soap: sabonete em barra. Pode ser comprado nas versões para oleosa ou muito oleosa e para pele seca. É um bom sabonete, limpa com basta eficiência e é capaz de remover até protetores resistentes.

Porém, pessoalmente acho sabonetes em barra pouco práticos, por vários motivos: muitas vezes escorregam da mão e caem no chão, “sujando” o produto; não raramente são difíceis de enxaguar (e resíduos de sabonetes não podem ser deixados na pele, caso contrário podem surgir alguns problemas, como irritação), e não deveriam ser compartilhados. No entanto, se a pessoa gosta de usar sabonete em barra, recomendo que continue usando.

- Liquid Face Wash: como o nome já indica, é um sabonete líquido. Está disponível nas versões Extra Strength (para pele oleosa ou muito oleosa) e Regular Strength (para pele muito seca a seca ou seca a “mista”). São excelentes produtos – fáceis de enxaguar e não costumam causar ressecamento excessivo. Por outro lado, quem usa protetores solares muito resistentes à água, pode achar que eles não são capazes de retirar completamente os protetores.

2º Passo: esfoliação

Conta-se com 3 loções líquidas para o passo da esfoliação: Scruffing Lotion 2.5, Scruffing Lotion 3.5 e Scruffing Lotion 4.5 (cada uma indicada para um tipo de pele diferente).

Todas elas contêm ácido salicílico. Ácido salicílico é um ingrediente muito interessante, porque pode esfoliar a pele, combatendo acne e até rejuvenescendo.

Além disso, estas loções contêm ingredientes como a glicerina, que ajuda a diminuir o possível ressecamento causado pelo álcool da formula. Falando em álcool… Álcool pode ressecar e irritar a pele? Sim! Vai, necessariamente, irritar e ressecar? Não. Tudo depende da quantidade usada na fórmula, da frequência de aplicação, de outros ingredientes presentes na fórmula, do tipo de pele onde o produto é aplicado, entre outros. As coisas não são assim simplórias: “o ingrediente X é bom e o Y é ruim.” Depende muito do caso.

3º Passo: hidratação

Para hidratar a pele, há três opções: M-Lotion (para pele muito seca a seca ou seca a mista); M-Gel Lotion (para pele oleosa ou muito oleosa), e o M-Protect FPS 21, para todos os tipos de pele. Particularmente não compraria o M-Protect FPS 21. A recomendação da Academia Americana de Dermatologia é que seja usado diariamente um produto com no mínimo FPS 30, portanto, considero o M-Protect FPS 21 relativamente ineficaz. Se eu quisesse usar algum hidratante da Clinique, usaria o M-Lotion ou o M-Gel Lotion e por cima usaria meu protetor habitual (o que seria um sistema “4-Passos”). Ou então, usaria meu protetor usual pela manhã e o hidratante à noite. Além do FPS (proteção contra os raios UV-B) do produto ser baixo, a proteção UV-A que o produto proporciona também é baixa. Mas as versões sem FPS eu acho excelentes.

O M-Lotion contém uma fórmula muito básica (e isso pode ser ótimo; em geral, quanto menos ingredientes um produto tem, menor é o risco deste produto causar alergia). Os principais responsáveis pela ação do produto são o óleo mineral e o petrolato (que são basicamente a mesma coisa, mas o primeiro é líquido e o segundo é sólido – e também é chamado de Vaselina). O petrolato é um dos melhores ingredientes que existem para evitar o ressecamento da pele. Uma fórmula com apenas 5% de petrolato pode reduzir a perda de água pela pele em até 98%! Fantástico, não?! Além de ser tão eficiente, também é muito seguro – tanto é que o FDA permite que seja usado até em alimentos e medicamento de uso oral. Produtos para bebês, como os clássicos óleos da Johnson & Johnson, costumam ser feitos à base de óleo mineral e/ou petrolato, já que é um ingrediente considerado mais seguro do que muitos óleos vegetais. Quem – por questões filosóficas – prefere usar coisas naturais, pode usar o petrolato/óleo mineral sem medo, uma vez que ele vem do petróleo, que é uma matéria prima natural (surgiu naturalmente no planeta há milhares de anos).

Já o M-Gel Lotion, por ser sem óleo, é muito mais leve que o M-Lotion. No lugar de óleos o M-Gel Lotion contém silicones que evitam o ressecamento e proporcionam uma textura muito agradável. A pele fica macia, mas sem resíduos de oleosidade. Ele também contém antioxidantes, como a cafeína. Cafeína é um ingrediente interessante para ser usado em fórmulas de cosméticos masculinos porque há um estudo sugerindo que ela pode aumentar a barreira natural de proteção da pele do homem. Eu acho difícil que alguém que tenha pele oleosa não goste deste hidratante.

Conclusão

Pontos fracos no Sistema 3-Passos para homens da Clinique:

- Caso alguém tenha problemas mais específicos, como manchas, os produtos da linha não serão suficientes;

- A única opção com proteção solar possui FPS baixo;

- Em alguns casos (não em todos) as loções esfoliantes podem irritar a pele, devido ao teor de álcool.

Pontos fortes:

- Clinique é uma marca que oferece produtos produtos com excelente qualidade;

- Os produtos não contêm perfume;

- Não são produtos caros;

- Muitos produtos contêm ingredientes com eficácia bem estabelecida, como ácido salicílico e petrolato;

- As embalagens são práticas e discretas;

- Fácil de encontrar.

P.s: nem todos os produtos que citei eu já usei. Prefiro fazer resenhas mais impessoais do que pessoais; uma vez que o meu tipo de pele e preferência pode ser totalmente diferente do tipo de pele de quem está me lendo. De qualquer forma, se alguém quiser assistir um vídeo com opiniões pessoais sobre o Sistema 3-Passos, tanto masculino quanto o “regular”, recomendo assistir a este vídeo aqui.

Crédito das informações e imagens: Clinique, Skin Therapy Letter, Cosmeticsinfo e International Journal of Cosmetic Science.

UPDATE ADRIANA: cliquem no video meninas! O sujeito é MUITO gato (só estou dizendo…). :)

5 Respostas para “Clinique 3-Step Men”

  1. Lavinia 14. set, 2011 em 14:22 #

    hahahaha, cliquei correndo só pra ver o cara! :)

  2. Monique 14. set, 2011 em 15:30 #

    Uiiiiiii o cara eh gato mesmo,se fosse meu namorado eu comprava a Clinique toda pra ele hahahahaha lindo mesmo,o cabelo tambem gosteiiiiiii :D

  3. Andrea 14. set, 2011 em 16:02 #

    HAHAHHAHA, eu ia passar batida pelo post, mas né, TIVE que clicar.

    E o sotaque?!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Shiseido White Lucent Brightening Moisturizing Gel W | East to West Skin Care - 04. nov, 2011

    [...] pele – se não o melhor. Recomendo que vocês leiam os comentários que fiz sobre o petrolato neste artigo que fiz para o blog [...]

  2. Arouge Total Moist Veil Lip Essence | Cosme Asia - 17. jan, 2014

    [...] ótima! Além da presença de petrolato, ingrediente básico de quase qualquer lip balm do mundo, por ser  um dos mais potentes para evitar a perda de água pela pele/mucosa, conta vários ingredientes [...]

Deixe uma Resposta