Curioso para saber o que os homens do outro lado do mundo usam na pele e cabelos?

22 de setembro de 2011 • Cabelo, Leave-In / Finalizador • Views: 32

Este post foi escrito pelo nosso colaborador Pedro

No ocidente, não existe nenhum país que tenha um mercado de cosméticos destinados ao público masculino tão desenvolvido como existe na Ásia – principalmente em se tratando dos chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura), China e Japão.

Para se ter uma ideia, o mercado de cosméticos masculinos lá é tão grande, que é comum ver linhas masculinas asiáticas de cosméticos muitos maiores do que as linhas femininas ocidentais. De acordo com o Euromonitor, apenas na China e apenas em 2010, o mercado de cosméticos masculinos gerou quase 270 milhões de dólares, com estimativa de crescer 30% até 2014. Para ficar ainda mais clara a grandiosidade do mercado de cosméticos masculinos do outro lado do mundo, de acordo com uma pesquisa da Mandom Corp. – uma gigante de cosméticos japonesa – feita em 2009, mais de 85% dos homens universitários usam loção (loção é o que os ocidentais chamam de tônico) diariamente no rosto! 85%! No Brasil, arrisco a dizer que nem 20% das mulheres usa tônico facial.

Além de condições econômicas extremamente  favoráveis em países como Hong Kong (ok., Hong Kong não é exatamente um país. Eu sei. Mas é praticamente um, já que tem um grande grau de autonomia em relação à China.), Coreia do Sul, Taiwan e Singapura, e empresas extremamente competentes, o que também ajuda a explicar a grandiosidade do mercado masculino de cosméticos na Ásia são fatores culturais. Por não terem sido influenciados pelos cristianismo, vaidade não é um tabu para os asiáticos.

Com tanta variedade de cosméticos, muitos deles sem equivalentes no Brasil, resolvi fazer uma seleção do que pessoalmente acho mais interessante. Como é muita coisa, vou dividir os posts e ir publicando aos poucos. Sempre citarei onde comprá-los daqui mesmo (alguns dos produtos podem até ser encontrados no Brasil).

Asian male grooming para homens ocidentais – Shiseido Uno (Parte I)

Uno é uma linha popular da Shiseido voltada aos homens. Uma coisa fácil de encontrar aqui no Brasil são alguns modeladores de cabelos da linha Uno. São diversas ceras, géis etc. – cada um prometendo um efeito diferente. Algumas ceras prometem efeito mate, outras média fixação, alta fixação, e por aí vai. Costumam estar disponíveis (não todas, claro) no Mercado Livre e no site www.japantrade.com.br

A Uno Mat Creator, por exemplo, modela os cabelos sem deixar brilho (o nome já sugere isso) e custa por volta de R$40,00 (no Brasil, porque quem quiser comprar por sites internacionais vai pagar muito menos).

 

Um outro modelador fácil de encontrar no Brasil é o Uno Super Hard Wax, que seria para quem quer alta fixação.

Mais uma vez: não estou mostrando nem 2% de todas as opções que existem na linha. Quem tem interesse, pode pesquisar melhor sobre os produtos, procurar resenhas, vídeos etc.

Falando em vídeos, a linha de modeladores da Uno é estrelada pelo ator Orlando Bloom (vejam aqui o vídeo com ele).

Pessoalmente não uso cabelo propositalmente bagunçado ou com outros penteados porque já me acho meio velho para isso (tenho 20 anos), e tenho cabelo quase raspado. Mas para quem gosta, são produtos bem interessantes.

Saindo da parte de cabelos,  três coisas que eu destacaria para a pele são:

Uno Ultra Black Wash

A Ultra Black Wash é uma espuma para limpar a pele oleosa. Sua cor é negra, porque contém carvão (pode parecer estranho, mas carvão está entrando na moda em formulações de produtos para pele oleosa). Para usá-la, deve-se aplicar uma pequena quantidade do produto na palma da mão lavada, acrescentar água e massagear até formar espuma (vai formar uma espuma abundante). Feito isso, basta lavar o rosto com a espuma formada. A pele fica desengordurada e refrescada (contém mentol), lembrando muito o resultado da espuma Pureness, também da Shiseido. Não encontrei à venda no Brasil, mas pode ser comprada pelo Sasa por aproximadamente US$8.00.

Uno Scrub King Wash

O Uno Scrub King Wash é um esfoliante com cheiro de menta. Promete retirar a oleosidade excessiva da chamada Zona-T (testa, nariz e queixo), porém sem ressecar o restante do rosto. No Sasa está por menos de US$10.00.

Uno Cooling Effect Sunscreen Lotion SPF 50 PA +++

É um protetor solar matificante (na minha opinião, mais do que, por exemplo, o Minesol O.C. FPS 30 da ROC), indicado tanto para o rosto quanto para o corpo, principalmente durante a prática de esportes. Por conter apenas 25 ml, é ótimo para ser levado na mochila. No Sasa também costuma custar menos de US$10.00.

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14 Responses to Curioso para saber o que os homens do outro lado do mundo usam na pele e cabelos?

  1. William disse:

    Esse sasa.com entrega no Brasil (procurei no site, mas não achei)?
    Lá tem vários protetores que fiquei com vontade! Abraços

  2. Fernanda disse:

    Pedro, vc já comprou esses produtos pro cabelo da Uno? Porque aqui fora tem tanto produto assim seja barato ou caro que fica difícil saber se existe algum diferencial.
    Outra coisa, será que foram desenvolvidos pensando em cabelo de oriental?

    • Pedro disse:

      Fernanda, aqui já é diferente. Em supermercado e farmácias, acho que não existe praticamente nada de ceras e cias. para homens. Só tem mais mesmo é aquele gel tradicional, do tempo das pedras. hauaha Dos caros, acho que só Schwarzkopf (ainda assim, a variedade é bem pequena) e mais uma ou outra que seja mais voltada para homens.

      O bom da linha Shiseido Uno é que 1: é relativamente barata. 2: a variedade é enorme. São dezenas e dezenas de produtos, cada um prometendo uma coisa. Já usei a Mat Creator e, como o nome diz, é mate mesmo.

      Quanto a ser para cabelos orientais, não necessariamente. Ela é voltada para quem quer o efeito prometido, independentemente do cabelo ser oriental, caucasiano etc…

      • Pedro disse:

        Ah, quanto ao diferencial comparando com os produtos disponíveis aí, também acho que não deva existir. Talvez só a variedade que seja ainda maior mesmo.

        Se bem que eu vejo muita gente de outros países, inclusive aí da UE, comprando pelo Ebay e cia. tanto a Shiseido Uno quanto a Gatsby, que é concorrente da Shiseido. Se é por algum diferencial não sei, já que não entendo de coisas para cabelos. Acredito que não, acredito que seja mais por curiosidade em experimentar uma marca nova…

      • Fernanda disse:

        Poxa Pedro, como falei, aqui fora tem tanta coisa que é difícil saber o que comprar, tanto caro quanto barato. Meu namorado sofre porque ele nunca sabe que produto comprar e eu a mesma coisa, chega às raias da tortura pra mim quando decido que quero testar um produto de styling porque são muitos e a maioria com funções super específicas!

  3. Pedro disse:

    Eu imagino. Até porque acho que não conheço um inglês que não use nada no cabelo para modelar hehehe. E to falando de caras que nem são ligados a estas coisas…

  4. Adriana disse:

    Eu vi os produtos da Uno para vender na loja do Japão no Epcot… rs :)

  5. […] é extremamente desenvolvido (muito mais do que no ocidente). Já escrevi um pouco sobre o tema: Parte I – Parte II. Logo, o tempo todo estão surgindo diversos lançamentos. Selecionei os últimos […]

  6. […] e de centenas de marcas. Não só as mulheres, mas até uma grande parte dos homens, como mostrei neste post que fiz para o Stash. Consumidores japoneses compram aproximadamente 124 milhões de frascos de […]

  7. […] desenvolvido do mundo. Para saber mais sobre o assunto, recomendo estes dois artigos que escrevi: Parte I – Parte […]

  8. Rafael Srur disse:

    Oi, Pedro

    Adorei o protetor solar da uno matificante, tenho a pele muito, muito oleosa e uso tretinoina em gel 5% ha quse um ano e quse todo dia. Minha tolerância aumentou muito desde que comecei. O problema é que não achei o protetor na sasa, será que eu acho na korean shopping service? E com essa confusão na coreia do norte, vc acha que ainda há comercialização e envio para paises estrangeiros? Você teria uma dica de uma loja japonesa em que pudesse achar o produto?

    Gostaria muito de tirar outra dúvida: li há algum tempo atrás que o ácido pirrolidona carboxílico de cobre e calcio ou Copper PDA e Calcium PDA seriam ótimo para usar depois de passar a tretinoina (produto referencia Kiehl’s Powerful Wrinkle Reducing Cream SPF 30), até porque poderia usa-lo a noite com a tretinoina e pela manha, já que ele também é um produtor solar. Nunca mais achei nada a respeito sobre essa combinação….

    Obrigado desde já

  9. Adri disse:

    Olá Pedro,

    Estou curiosa pra saber se os homens do outro lado do mundo usam espuma de barbear…
    Quero comprar uma espuma de barbear para o meu namorado (que tem a pele sensível) e estou com dificuldades de achar comentários em blogs a respeito…
    É tão difícil achar blogs brasileiros que comentam sobre produtos masculinos.
    Você é um dos poucos…. Parabéns!
    Voltando ao assunto… qual espuma de barbear você indica? Quais são as mais utilizadas pelos homens orientais?

    Obrigada,

    Adri

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