Curioso para saber o que os homens do outro lado do mundo usam na pele e cabelos? Parte II

4 nov 2011

Este post foi escrito pelo nosso colaborador, o Pedro

Não se pode falar sobre o mercado de cosméticos masculinos sem falar de Coréia (do Sul, lógico. A do Norte é que não seria – rs). Com apenas 50 milhões de habitantes, a Coréia do Sul é o maior mercado de cosméticos masculinos do mundo – não só em proporção, mas também em quantidade total! Nem os Estados Unidos, com uma população mais do que seis vezes maior do que a da Coréia do Sul, consegue ser um mercado tão grande para cosméticos masculinos. Na verdade, os Estados Unidos são apenas o quarto maior mercado mundial de cosméticos. Os três primeiros são, nesta ordem, Coreia do Sul, Japão e China. A China até não causa surpresa, por ter uma população muito grande. Mas a Coréia do Sul e o Japão têm uma população muito menor que a americana.

A marca que domina o mercado de cosméticos masculinos na Coréia do Sul é a AmorePacific (já comentamos aqui), tendo 24% do mercado – o restante é dividido entre várias outras marcas, como L’Oréal, Procter & Gamble etc.

Assim como ocorre com as grandes marcas ocidentais, que têm várias submarcas (exemplo: a L’Oréal tem a Biotherm, Kiehl’s, La Roche Posay, Vichy…), a AmorePacific também tem muitas submarcas. Por exemplo, uma delas é a Laneíge, a respeito da qual comentarei hoje, principalmente por conta de ser relativamente fácil de encontrar e ter preços “honestos”.

Na verdade, não falarei sobre toda a linha masculina da Laneíge. Comentarei especificantemente sobre o Laneíge Homme Aqua Active Sleeping Pack.

Na Ásia existe uma categoria de produtos que costuma ser chamada de “water packs”. Nada mais são do que máscaras que são usadas para dormir quando a pessoa precisa de uma hidratação “extra”. Pode-se usá-las sozinhas ou por cima dos produtos habituais. A Laneíge Homme Aqua Active Sleeping Pack, mais espeficicamente, é excelente. Parece um gel, tem cheiro bom, e ajuda muito a hidratar a pele. Forma um leve filme que “age” durante o sono (mas não se preocupem, não é uma coisa que chega a ser notada – não é como aquelas máscaras de argila que aparecem nos desenhos e assustam as pessoas. Fica transparente na pele). No dia seguinte sente-se uma hidratação muito boa!

Mais informações, do próprio fabricante (clique na imagem para ver em tamanho maior):

Para quem quer ler mais sobre os produtos masculinos da Laneíge (são dezenas; e lembro que esta é apenas uma das submarcas masculinas da AmorePacific), recomendo ir direto ao site da marca.

Para as mulheres que estão me lendo, vale lembrar que a Laneíge também tem vários water packs famosos. Há milhares de vídeos, resenhas, reportagens sobre eles espalhados pela Internet. Uma coisa que achei legal é que no verão eles lançam embalagens em edições limitadas. Nem tem muito a ver com o assunto que está sendo tratado aqui, mas vou mostrar as embalagens para ver se consigo incentivar a indústria cosmética nacional a ser um pouco mais criativa:

 



(As fotos foram retiradas do blog http://couturechild.blogspot.com/ após autorização da proprietária).

A embalagem “regular” é esta:

Onde comprar: Cosme-de, Ebay (há vendedores de distribuidores oficiais que mandam diretamente da Coréia do Sul e sem frete – logo não há risco de falsificações), Bobodave etc. Também é muito fácil encontrar miniaturas do produto. Custam por volta de 30 dólares, tanto as versões masculinas quanto as femininas.

Bônus: algumas curiosidades a respeito da”obsessão” dos sul coreanos nos cuidados com o corpo

O jornal Brasil Econômico está fazendo uma série de reportagens muito boas sobre a Coréia do Sul. E em uma destas reportagens a jornalista, que foi à Coreia do Sul, relata a absessão que as coreanas têm por magreza e por cuidar da pele (leiam aqui).

Se eu já não tivesse lido diversas outras reportagens sobre o assunto e não tivesse amigos coreanos, até pensaria que talvez a jornalista estivesse exagerando. Mas este vídeo, por exemplo, de uma professora de inglês (canadense) – bem magra! – que foi dar aula na Coréia do Sul, relata que uma aluna reclamou que ela estaria gorda.

Não se dando por satisfeito, perguntei sobre isso a uma amiga coreana. Ela respondeu que também está há anos com vontade de comer sorvete – mas ela “mata” a vontade com frutas (tudo a ver, né?). Não estou criticando nem elogiando isto, apenas relatando a título de curiosidade.

Fontes e imagens: http://www.euromonitor.com/mens-grooming-in-south-korea/report, http://english.chosun.com/site/data/html_dir/2011/08/30/2011083000524.html, AmorePacific

6 Respostas para “Curioso para saber o que os homens do outro lado do mundo usam na pele e cabelos? Parte II”

  1. Raquel 04. nov, 2011 em 16:07 #

    Uma amiga minha foi fazer mestrado na Coreia, realmente as coreanas são obcecadas pelo peso…

Trackbacks/Pingbacks

  1. Diversos Lançamentos Masculinos | East to West Skin Care - 16. mar, 2012

    [...] desenvolvido (muito mais do que no ocidente). Já escrevi um pouco sobre o tema: Parte I - Parte II. Logo, o tempo todo estão surgindo diversos lançamentos. Selecionei os últimos mais [...]

  2. Resenha de Seriado Coreano – Before and After: Plastic Surgery Clinic | East to West Skin Care - 04. jul, 2012

    [...] A série também mostra um pouco da obsessão que as sul-coreanas têm por magreza. A enfermeira magra está sempre praticando bullying contra a enfermeira gordinha. E pelo que meus amigos sul-coreanos confirmaram, isso é totalmente verossímil. A sorte é que existem poucas coreanas acima do peso. Comentei sobre esta obsessão das sul-coreanas no final deste post. [...]

  3. Mais BB Creams Masculinos | East to West Skin Care - 15. ago, 2012

    [...] Já comentei diversas vezes sobre o mercado de cosméticos masculinos da Coreia do Sul, que é disparadamente o mais desenvolvido do mundo. Para saber mais sobre o assunto, recomendo estes dois artigos que escrevi: Parte I - Parte II. [...]

  4. Water Packs – Para Quando a Pele Precisa de Hidratação Extra | East to West Skin Care - 13. set, 2012

    [...] Como vocês estão parcebendo, faz parte da linha masculina da Laneige. Há quem diga que é melhor que o da linha “regular”. Fiz post sobre o produto para o blog Stash. [...]

  5. A Impressionante Procura por Cosméticos Masculinos na Coreia do Sul | East to West Skin Care - 21. set, 2012

    [...] Já escrevi um artigo sobre o impressionante mercado de cosméticos masculinos aqui. [...]

Deixe uma Resposta