Protetor Solar Deve Ser Aplicado Antes ou Depois do Hidratante?

Protetor Solar Deve Ser Aplicado Antes ou Depois do Hidratante?

Este post foi escrito pelo colaborador Pedro

Até bem pouco tempo, não havia nenhum estudo para que a pergunta do título pudesse ser respondida com embasamento. Cada dermatologista dava a resposta que achava fazer mais sentido. Alguns dermatologistas diziam (ainda dizem) que o protetor solar deveria ser aplicado antes do uso do hidratante, porque o mesmo deveria estar em contato diretamente com a pele. Já a maioria costumava dizer (ainda costuma) que o ideal é aplicar o protetor solar após o uso do hidratante.

Nunca dei crédito ao conselho de aplicar o hidratante após o protetor solar porque sempre achei os argumentos defendidos para isso bem ruins. E por que acho os argumentos ruins?

1 – Porque o hidratante, para ser eficaz, de acordo com os próprios dermatologistas deve ser aplicado na pele úmida (vejam essas dicas). Já o protetor solar, deve ser aplicado na pele seca – caso contrário sua eficácia pode ser bastante reduzida, uma vez que a umidade da pele pode diluir as substâncias ativas e atrapalhar a aderência do protetor;

2 – Porque o ideal é justamente que o protetor não seja absorvido pela pele, e sim que fique sobre a superfície da mesma formando um “escudo”. Se for absorvido, obviamente, não protegerá adequadamente. Basta usar raciciocínio lógico: se você quer que o sol não atinja a sua pele, o protetor solar deve estar nas camadas mais externas da mesma, e não nas mais profundas. Por exemplo: se você usa uma roupa para proteger a pele do sol, a roupa funcionaria caso fosse colada dentro da pele? Claro que não. Deve ser ser colocada externamente para filtrar ou refletir os raios solares antes que os mesmos atinjam a pele;

3 – Porque aplicar o hidratante após o protetor solar poderia funcionar como uma espécie de demaquilante, fazendo com que o protetor saia rapidamente da pele.

Felizmente, porém, foi publicado um estudo sobre o assunto, aqui. Assim a coisa sai um pouco do simples “achismo”. Os participantes do estudo aplicaram um hidratante (Nivea Body) antes do protetor solar (Roc SPF 8). Resultado: a eficácia do protetor solar só não foi comprometida, como foi aumentada! A explicação é que aplicar o hidratante antes do protetor solar deixa o relevo da pele menos irregular; logo o protetor solar aplicado posteriormente consegue proteger melhor.

Portanto, até que surjam argumentos ou estudos melhores mostrando o contrário, o ideal é aplicar o protetor solar após o uso do hidratante.

Crédito da imagem: 123RF.

Share

O Stash é editado por Adriana Nunan, especialista em cosméticos de luxo, com mais de 10 anos de experiência em blogs de varejo. Psicóloga clínica e consumidora exigente, Adriana oferece uma perspectiva abrangente dos benefícios – objetivos e subjetivos – dos produtos avaliados.

Recommended Posts

Comments

  1. Pedro, adorei esse post. Mas … aumetnarma minhas dúvidas. P.ex: se for usar base, passa hidratante – protetor solar (ansolar) e depois a base?Parece que vai virar um tijolo! srrsrsr Esse seria o certo mesmo? Tenho 40 e muitas linahs finas … consigo usar só produtos muito fluidos senão amrca demais. Abraço

    • Zeni: eu faço exatamente isso e funciona super bem, mas os produtos precisam ter textura boa (leve). bjs.

      • Minha resposta é parecida com a da Adriana. O ideal é procurar um protetor solar que também funcione como primer, o que costuma ser o caso dos japoneses (como os da Shiseido, por exemplo. Inclusive os vendidos aqui).

        Não consigo usar nenhum produto da linha Ansolar, acho as texturas muito ruins.

  2. Realmente o que eu pensava. o/

    Meu hidratante tem FPS e eu fico com medo de usar por baixo do protetor e sei lá, dar problema. Fora que ambos deixam minha pele oleosa se usados separados, imagina juntos? Preciso achar produtos melhores.

  3. Eu tambem sempre fui do pensamento de que o hidratante para excesser a função dele deveria ser o primeiro e o protetor por ultimo para ser tipo um escudo e selar o que tem por baixo.

    Agora Pedro quando você lava seu rosto você não enxuga para poder passar o hidratante?

    Você passa o hidratante no rosto molhado?

    Com relação a recomendação dos dermatos, na verdade todos os que eu já fui até hoje, infelismente recomendam não hidrataar a pele, é aquela velha cultura de que pele oleosa não se hidrata, o protetor solar já faz isso.

    • Não chega a estar molhada, seco ligeiramente com uma toalha ou lenço de papel. Mas a pele ainda fica úmida, não espero secar a ponto de sentir repuxamento. O hidratante deve ser aplicado o mais rápido possível após a limpeza.

  4. Fernando Goober Says: agosto 20, 2012 at 9:14 pm

    Oi,

    Sempre usei assim, nunca consegui imaginar hidratando a pele por cima do protetor. Meu receio também é de, ao massagear o hidratante sobre a pele, diluir ou reduzir o efeito do filtro. Mas ainda assim tenho receio de como usar base, pó, por cima do filtro – não que eu use – principalmente esfregar pó sobre a pele. Há algum “estudo” sobre como aplicar maquiagem por cima de proteção solar? Por via das dúvidas, só usaria com FPS também.

    • Que eu saiba, não. Mas maquiagem se usa em uma quantidade bem menor, sendo assim provavelmente não vai “diluir” o protetor. Além disso, é bem possível que as bases até reforcem a proteção solar.

  5. Pra mim nunca funcionou essa ‘lógica’ de passar o protetor solar antes do hidratante. Além do mais como venho utilizando um hidratante da La Prairie (por sinal muito bom, exceto pra peles oleosas), gosto de usar um protetor matificante por cima pra neutralizar o brilho deixado pelo hidratante.

  6. Eu sempre uso po por cima do filtro solar, pra matificar e dar acabamento, mas em geral uso sem fps… ja me perguntei se ele poderia diluir o filtro. por isso que uso um filtro bem alto, 100, porque se utilizar menos, ou diluir um pouco ainda tenho margem de manobra…

    • Andrelly Bagne Says: agosto 14, 2015 at 10:24 am

      Eu uso hidratante de banho depois só uso o protetor solar minha dermato que me recomendou! Minha pele melhorou 80% depois que comecei a fazer isso minha pele era muito seca eu passava o protetor minha pele craquelava toda passava o hidratante parecia que eu ñ tinha usado protetor…

  7. […] aplicado antes ou depois do hidratante? Respondi em um artigo que escrevi ao blog  Stash. Clicar aqui para […]

  8. Pedro,
    Tão bom achar evidências do que a gente já faz certo por lógica, né?
    Com relação à maquiagem o ideal é deixar o protetor secar bem e depois aplicar a base usando esponja e carimbando em vez de esfregando. Com pincel percebo que a proteção solar se arranca, fiz vários testes até achar a forma aparentemente mais eficaz de aplicar a base sobre o protetor. E fixar a base com algum produto específico ajuda muito, para evitar que parte da base descole da pele e leve a barreira do protetor com ela. Tenho usado bastante o pó da Laneige, apenas um véu, sobre a base. Ele ajuda a fixar e ainda reforça a barreira. Beijo!

    • Oi Meire! Que honra ler seu comentário por aqui. 🙂 Tb lemos o seu blog (o Pedro sempre manda a gente pra lá – rs). Parabéns pelo trabalho. 🙂 bjs.

    • Aplicar protetor por cima da base nem pensar?!
      Já pensei em fazer isso algumas vezes, mas nunca fiz.
      Especialmente porque minha pele descama em algumas regiões e aí eu aplico um tico de hidratante por cima da base pra disfarçar as pelinhas coloridas. rs

      • Aplicar o protetor solar por cima da base talvez comprometa a base (no sentido que pode “borrar”), mas se for aplicado com cuidado, não vejo problema.

  9. eu ja vi muitas pessoas diluirem o protetor no hidratante. é errado? compromete a eficacia do produto?

  10. Luciana Rodrigues Says: abril 11, 2014 at 8:30 pm

    Pedro faço assim , td com intervalos pra secar um e outro passo a vit C um hidratante , depois o protetor (biore) , depois que seca diluo a base ( clinique even better) com o protetor , assim fico achando que estou com a proteção mais reforçada. Será?

  11. Posso usar matificante antes do protetor solar, para diminuir a oleosidade?

  12. Alcinda Nascimento Says: outubro 2, 2016 at 6:38 am

    Concordo plenamente com os argumentos aqui relatados. Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *