FPS 50 e FPS 50+ São Coisas Diferentes!

→ Este post foi escrito pelo nosso colaborador  Pedro

Estou vendo várias pessoas se referindo a um protetor solar FPS 50+ como se fosse FPS 50. Mas FPS 50+ e FPS 50 são coisas diferentes.

Exemplo de protetor solar FPS 50+:

 

Exemplo de protetor solar FPS 50:

 

 

Qual é a diferença? Um protetor com FPS 50 significa que seu FPS é… bem, 50! Já um FPS 50+, de acordo com regras de vários países, significa que o FPS é superior a 50. Pode ser 70, por exemplo.

Na União Europeia não se pode especificar o FPS quando o mesmo for maior que 50. Nesse caso, declara-se que é FPS 50+ (quando for 60 ou superior) ou 50, caso seja muito próximo de 50. Como já usado para exemplificar, pode ser FPS 70, mas não se pode declarar que é FPS 70 – no máximo FPS 50+.

No Japão e na Coreia do Sul as regras para protetores solares são similares às regras da União Europeia e vice-versa.

Já na Austrália, a regra é ainda mais restritiva: não se pode especificar o FPS quando for maior que 30. Se for maior que 30, pode-se declarar que é FPS 30+, mas sem especificar qual seria. Um protetor solar que é vendido nos Estados Unidos como FPS 60, na Austrália teria de ser rotulado como FPS 30+.

Entenderam? Protetor solar FPS 50, de acordo com as regras de vários países, significa que é FPS 50. Já FPS 50+, que o FPS é maior que 50. Logo, por favor, quando o protetor solar for FPS 50+, não escrevam que é FPS 50. 🙂

O que já publiquei sobre protetores solares até o momento, sem contar com minhas resenhas:

1 – Protetores Solares Físicos, aqui.

2 – Explicando o Significado do Símbolo “PA” nos Protetores Solares Japoneses, aqui.

P.S: ainda que isto em nada mude o objetivo e sentido do texto, que é explicar que FPS 50+ e FPS 50 são coisas diferentes, não estou certo se é uma regra na União Europeia não ser possível especificar o FPS quando maior de 50 ou apenas uma recomendação feita pela própria União Europeia.

Referências:

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32006H0647:EN:NOT

http://personalcaretruth.com/2012/05/spotlight-on-sun-protection-from-in-cosmetics-part-4-australia-india/

Share

O Stash é editado por Adriana Nunan, especialista em cosméticos de luxo, com mais de 10 anos de experiência em blogs de varejo. Psicóloga clínica e consumidora exigente, Adriana oferece uma perspectiva abrangente dos benefícios – objetivos e subjetivos – dos produtos avaliados.

Recommended Posts

Comments

  1. “Na União Europeia não se pode especificar o FPS quando o mesmo for maior que 50. Nesse caso, declara-se que é FPS 50+”. No entanto, a Heliocare e a ISDIN podem vender protetores com FPS 90 e 100+(uma loucura!). Eu não entendo, as regras não deviam ser igual para todos?! São poucas as marcas k fazem isso, mas ainda s encontram alguns.

  2. De qualquer forma, vou pesquisar para ver se há exceções e atualizo este post, caso necessário.

  3. Só para complementar: talvez eu tenha de mudar o termo usado. De “regra” para “recomendação”. Se for necessário eu mudo…

  4. Pedro, não acho que precise mudar nada, ou então se quiseres: *Para toda regra existe uma exceção, ou, regras podem vir a ter exceções. XO

  5. […] P.s: recomendo a leitura do último artigo que publiquei no blog Stash: “FPS 50 e FPS 50+ São Coisas Diferentes!” […]

  6. […] UPDATE: Meninas, pra quem não sabe a diferença entre FPS50 e FPS50+ o Pedro explica tudinho aqui: http://www.stash.com.br/2013/03/05/fps-50-e-fps-50-sao-coisas-diferentes/ 😉 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *