Sebamed Clear Face Cleansing Bar

Sebamed Clear Face Cleansing Bar

Esta resenha foi escrita pelo Pedro, do CosmeAsia

Sebamed é uma marca com produtos produzidos pela alemã Sebapharma GmbH & Co.KG. A marca, bem conhecida na Europa, chegou recentemente ao Brasil.

Sebamed Clear Face Cleansing Bar, uma barra de limpeza para pele oleosa, é o primeiro produto que comprei da Sebamed. Já sou praticamente fiel a alguns produtos de limpeza, mas eles haviam acabado e não são encontrados no Brasil. Logo, enquanto minhas compras não chegavam, resolvi comprar o Sebamed Clear Face Cleansing Bar para experimentar algo diferente do que vinha usando. A barra tem 100g e comprei o produto por R$61,10, um preço ótimo, na Época Cosméticos.

Como no próprio site da Sebamed está escrito que o fabricante atinge um volume de negócios anual de mais de 100 milhões de euros, penso que – talvez – eles pudessem investir em embalagens com design mais bonito. Descrição:

sebamed_clearfacecleansingbar_descriptionComo o pH da água que chega ao meu banheiro é em torno de 8,5 ou 9,0, pessoalmente não me importo muito que o pH do meu limpador seja 5,6 ou 6,0 ou 8,0, por exemplo. Se eu vou enxaguar a pele com um pH básico, faria diferença limpá-la com algo apresentando pH ácido? Existem outros motivos para – pessoalmente, repito – não me importar que o pH do meu limpador seja levemente ácido ou levemente básico. Um deles é este estudo sugerindo que o uso contínuo de um limpador à base de sabão não afeta o mecanismo de manutenção do pH da pele humana. Há outros motivos, mas não vou entrar em detalhes nesta resenha.

Já a barra tem um tom off white, dando a impressão de um “branco sujo”. Do ponto de vista de marketing, um tom assim em um produto destinado à limpeza pode não passar uma boa sensação. Notem a cor da barra do Sabonete Dove Original, um ícone da cosmética mundial: é extremamente branca. Isso ajuda a passar sensação subjetiva de pureza – uma ideia importante em um limpador (ainda do ponto de vista de marketing).

O folheto interno (em inglês) também não tem uma apresentação muito boa. Cita uma tal de “propioni bacterium acnes”. Existe Propionibacterium acnes. Propioni bacterium acnes, no entanto, nunca vi. Pelo menos no Brasil, regras básicas de nomenclatura científica dos seres vivos são ensinadas já no Ensino Médio. Não dominar nem o básico pode passar uma imagem ruim a uma marca.

A barra não se desmancha facilmente e faz uma espuma lembrando espumas típicas de xampus infantis. Uma espuma areada. Ok. (Nota: na foto abaixo a barra não parace ter cor bege ou off-white porque foi editada)

sebamed_clearfacecleansingbar_foamO produto tem parfum (perfume) na lista de ingredientes e sua fragrância me remeteu bastante a um cheirinho típico de lancheira escolar com restos de comida. Ou mamadeira com resíduos de leite que azedou porque demorou a ser lavada. Mas não é forte e, apesar da minha descrição, não me incomodou muito. Lista de ingredientes:

sebamed_clearfacecleansingbar_ingredientsLevando em consideração o conceito da Sebamed, será que não seria mais interessante eliminar o corante da fórmula?

Impressões subjetivas que tive na minha pele após usar a Clear Face Cleansing Bar até o final: limpa e remove muito bem a oleosidade. Não tive nenhum sinal de acne durante seu uso (pode-se dizer, então, que funcionou?). Quando a minha pele estava bastante oleosa (bastante mesmo), ela ficava ótima após a limpeza: sem nenhum excesso de oleosidade e macia. Porém, quando a mesma não estava muito oleosa, sentia grande sensação de ressecamento e repuxamento. Também percebi que ficou até levemente descamativa.

No fim, não sei dizer se particularmente gostei ou não do produto. Acho que gostei porque parece ter funcionado. Nem cravos tive durante seu uso! Acho que não gostei porque a apresentação é ruim e porque, frequentemente, me fez sentir sensação de ressecamento.

Talvez possa ser um limpador interessante para quem tem pele muito oleosa…

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O Stash é editado por Adriana Nunan, especialista em cosméticos de luxo, com mais de 10 anos de experiência em blogs de varejo. Psicóloga clínica e consumidora exigente, Adriana oferece uma perspectiva abrangente dos benefícios – objetivos e subjetivos – dos produtos avaliados.

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